O airsoft é um esporte que simula operações militares de forma realística, o que significa que os participantes vestem roupas que se assemelham com as do Exército e da polícia, além de munições para tirar o oponente do jogo. Pelo fato da simulação ser muito realista, quem não conhece o assunto pode se assustar com as armas - visualmente elas são idênticas com aquelas usadas pelos militares.
Apesar disso, o funcionamento do equipamento é radicalmente diferente. As armas de fogo são disparadas com uma explosão no interior, enquanto a pistola de airsoft funciona com a ajuda de ar ou gás comprimido para disparar projéteis de plástico. Também não é possível transformá-las em armas de fogo, já que os materiais para a confecção são diferentes. As esferas plásticas usadas no esporte possuem 6mm de diâmetro e são conhecidas como BBS.
Como o mecanismo é diferente, a legislação também se encarrega de fazer essa distinção. Qualquer pessoa acima de 18 anos pode comprar pistolas de airsoft por ação de ar comprimido. No caso das armas operadas por gás comprimido, a exigência é ter, ao menos, 21 anos. Também não há limite de armas a serem adquiridas.
Basicamente, existem três tipos de funcionamento para as pistolas de airsoft. Algumas são operadas por meio de uma mola para lançar o projétil; outras são elétricas e dependem de uma bateria elétrica recarregável para operar; e, por fim, as armas a gás, que normalmente são mais realistas e que contam com a propulsão do gás para o disparo dos projéteis de plástico. Existem vários modelos - desde as pistolas mais simples até submetralhadoras e rifles, capazes de disparar múltiplas BBs.
Assim como as armas de fogo, as pistolas de pressão também precisam seguir a legislação quanto ao transporte dos equipamentos. Diferentemente das armas de fogo, que precisam de documento de porte e certificado de registro, para transportar as armas de airsoft os esportistas não precisam ter Guia de Tráfego Especial (GTE). Mesmo assim, é recomendado ter pelo menos a nota fiscal do produto.
Apenas as armas movidas a gás precisam do GTE - ele funciona como autorização para levar a pistola de casa para o local de treinamento e não como documento de porte. Por causa da semelhança com as armas de fogo, as pistolas também devem ser transportadas de forma discreta. O porte ostensivo é proibido e você deve guardá-la em uma bolsa ou enrolá-la em um pano, por exemplo.