O Volkswagen Play é um dispositivo de tecnologia à frente do seu tempo

O título dessa reportagem é uma frase de Fabio Rabelo, gerente executivo de Digitalização da VW; nessa entrevista, ele fala dos benefícios para o cliente


Em um País onde há mais smartphones do que habitantes e uma busca intensa das pessoas em aproveitar o tempo da melhor forma possível, Fabio Rabelo, gerente executivo de Digitalização e Novos Modelos de Negócio da Volkswagen para a América do Sul, fala sobre os benefícios reais que o VW Play oferece ao cliente e de onde vieram tantas ideias inovadoras para um mesmo sistema.

Por que o Nivus não tem internet embarcada?

Vivemos em uma realidade em que a internet é um serviço pago. E ninguém quer pagar duas contas de um mesmo serviço. Como as empresas de telefonia têm colocado à disposição dos clientes planos cada vez mais robustos, muitos inclusive com dados celulares ilimitados e ótima área de cobertura, pensamos na conveniência para o cliente. Deixamos para o consumidor decidir se ele quer utilizar a conta de celular que ele já paga em vez de impor mais um boleto para ele. Estamos atentos às demandas do cliente e estudando oferecer como acessório um modem para aqueles que fizerem de fato questão de ter uma rede específica para o carro.

Como é o acesso à VW Play Apps?

Como todo dispositivo de tecnologia, é preciso estar conectado à internet. O cliente escolhe se quer compartilhar a internet do celular dele com o VW play, criando um hotspot, ou conectar a plataforma à uma rede wi-fi, por exemplo. A VW Play Apps é uma loja exclusiva de aplicativos e traz muita coisa legal para o cliente, como serviços conectados inéditos dentro de um dispositivo nativo no veículo.

Poderia explicar um pouco mais sobre esses serviços? 

Acredito que a primeira coisa que a gente pensa dentro de um carro quando se fala em serviços conectados é o uso do GPS. Atualmente, para a América Latina, a principal plataforma de navegação é o Waze e a gente não poderia deixar de ter essa ferramenta dentro do VW play. Então basta fazer o download do aplicativo e com todo o conforto de uma tela de dez polegadas você consegue usufruir dos benefícios que o Waze tem, sem usar a memória ou a bateria do seu celular.


Além de navegação quais outros serviços o VW Play oferece?

Se a navegação vem em primeiro lugar, em segundo aparecem os serviços de música. Por isso, fechamos uma parceria com o Deezer, que traz para dentro do VW play, uma plataforma com mais de 56 milhões de músicas. Tudo ali, bem na frente do cliente, no painel do carro.

Qual é a vantagem de utilizar o VW Play em vez do meu smartphone, onde já tenho esses aplicativos? 

Sabe aquela tortura de ter que apagar fotos do seu celular para baixar conteúdo? Isso acabou com o VW Play. São 10 gigas de memória para o cliente salvar músicas, podcasts e vídeos direto na peça, é como ter à disposição um HD externo dentro do carro. Além disso, economizar a bateria do seu telefone. O streaming de conteúdo exige uma troca de dados muito intensa entre os aparelhos. A partir do momento que você baixa suas músicas no aplicativo do Deezer dentro do VW Play, por exemplo, você sequer precisa estar com o celular ligado para escutar sua playlist dentro do carro.

Como são feitas as atualizações da VW Play apps? 

Ela é contínua, como ocorre num smatphone. Conforme for passando o tempo vamos colocar mais aplicativos à disposição dos clientes. Aliás, a oferta desses novos aplicativos será norteada de acordo com os pedidos dos próprios consumidores. Se o consumidor entender que um determinado aplicativo ou serviço for útil para estar dentro do carro e isso não colocar em risco a segurança e atender aos padrões da Volkswagen, iremos atender sem dúvidas. O VW Play é um é um dispositivo de tecnologia à frente do seu tempo. Ele é "vivo" e tem um grande propósito: oferecer a um toque tudo o que as pessoas precisam dentro do carro .

Por que a Volkswagen decidiu levar para o dentro do carro o Meu VW, que já estava no celular?

A resposta em uma palavra: conveniência. O aplicativo Meu VW traz o Manual Cognitivo, que estreou no Virtus e hoje já está disponível em outros sete modelos Volkswagen. São mais de 150 mil pessoas na América Latina utilizando esse sistema, o que prova que estamos no caminho certo. O Nivus é um embaixador de tecnologia e decidimos ir além, levando esse aplicativo para dentro do VW Play. Então todos os detalhes do seu carro estão à disposição na tela do VW Paly e são conectados com a eletrônica do veículo.

O que isso significa? Qual é o benefício real para o cliente? 

São vários benefícios: liberdade de escolha, agilidade, transparência. Imagina o cenário em que você precisa marcar uma revisão para o veículo, por exemplo. Basta ir na tela do seu Nivus, abrir o aplicativo Meu VW. Ali você escolhe o local, o dia, a hora e a pessoa que vai te atender. E mais: sabe o que vai ser trocado ou verificado no seu veículo, qual é o tempo médio para realizar aquela revisão e o quanto vai custar. Isso sem falar com ninguém. É obvio que o cliente que fizer questão de falar com algum consultor, o sistema também da essa opção.

Só funciona para agendar revisão? 

Não! Caso acenda uma luz espia no painel, como a pressão dos pneus, por exemplo. Quando isso acontecer o aplicativo vai deixar isso destacado e dar mais informações de forma muito simples e objetiva. Se eventualmente o veículo precisar de um serviço, o sistema vai indicar essa ação e sugerir já agendar a visita à concessionária. O Manual Cognitivo utiliza inteligência artificial IBM Watson e oferece mais de 12 mil perguntas sobre o carro. Então, o cliente pode ficar à vontade para explorar. Dá para literalmente "conversar" com o Nivus.

Por que então ainda existe o manual impresso? 

Estamos em uma curva de aprendizado. Alguns clientes ainda fazem questão de ter o livro do manual, outros não abrem mão da tecnologia e da agilidade de consultar o celular. Pensando nisso, optamos em manter o livro do manual no porta-luvas, assim agradamos a todos. Porém, sabemos que há uma questão sustentável na diminuição do papel. Por isso, o livreto de manutenção, por exemplo, foi extinto. No Nivus, o plano de manutenção é 100% digital, na tela do VW Play.

Entre as parcerias, por que a Volkswagen escolheu uma de estacionamento?

De novo, pensamos na conveniência do cliente. Nas clínicas que realizamos com clientes, muitos apontaram que seria útil ter um aplicativo de uma a empresa de estacionamento e que fosse possível pagar o estacionamento ou comprar um cartão de estacionamento rotativo - zona azul - diretamente dentro do carro. No caso, pela tela do VW Play. A decisão pela Estapar é porque é a maior empresa desse setor no País, operando os principais aeroportos do Brasil e o sistema de Zona Azul de diversas cidades no país, por exemplo. Ou seja, acabou aquela história de parar o carro na rua, pegar o celular e ficar procurando o aplicativo da Zona Azul. Agora está tudo no VW Play: simples, objetivo e direto.

Por que o aplicativo de uma seguradora? 

Mesmo racional utilizado com a empresa de estacionamento. Optamos pela maior empresa do segmento. E aqui fica claro como as parcerias podem ser complementares aos serviços da Volkswagen. Mesmo oferecendo o VW Service, que permite que o cliente acione a central de serviços da Volkswagen durante o período de garantia do veículo, disponibilizamos o aplicativo da Porto Seguro onde os fraqueados podem solicitar um guincho ou pedir o socorro para trocar um pneu. Não há mais motivo para pânico, é só clicar no painel que a empresa, utilizando a localização do GPS do Nivus, mandará alguém para fazer o serviço.

Dá para perceber que o uso do tempo é cada vez mais valioso... 

Muito! Isso também foi um dos pontos frequentes nas pesquisas. Daí surgiu uma parceria com a 12 min, uma empresa de áudio-livros. Além do benefício intelectual, estamos oferecendo uma vantagem financeira. Os clientes do Nivus têm 20% de desconto na anuidade do aplicativo. Quem quiser ouvir um conteúdo mais detalhado, com maior duração, há o Ubook, que oferece um catálogo bem amplo de livros, notícias, podcasts e documentários. Para o cliente Nivus, um desconto de 50% na anuidade. Metade do preço!

Como surgiu a ideia de pedir comida de dentro do carro? 

Das pesquisas com clientes, que mostraram a necessidade da melhor utilização do tempo. Afinal, de que adianta eu chegar rápido em casa usando meu navegador, escutar um livro no caminho se terei de ficar esperando pela minha comida? Então, se eu consigo ter uma previsão de chegada ao meu destino, por que não programar para minha refeição ou lanche chegar ao mesmo tempo? Foi aí que colocamos à disposição do cliente do Nivus o iFood, onde toda a jornada de compra é feita digitalmente pela tela do VW Play.

E a tag do Sem Parar? Só vai ter no Nivus? 

Mais um exemplo de otimização do tempo e com benefícios reais para o cliente: todos os donos do Nivus terão três primeiros meses gratuidade deste serviço. Então a época de ficar parando em filas de pedágio, de validar bilhetes de estacionamento em shoppings ou aeroportos ficou para trás. Se outros modelos da marca terão o Sem Parar? Sim, em breve anunciaremos quais.