A "Operação Campo Limpo" continua no Vale do Paraíba nesta semana, para o recolhimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas. As ações são promovidas pela Associação Agropecuária de Guaratinguetá e a Cooperativa de Laticínios Serramar, com o apoio do (InPev Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), Defesa Agropecuária, prefeituras municipais e Sindicatos Rurais.
A operação acontece desde o mês de agosto em seis cidades da região. Em outubro, a ação será realizada nesta terça-feira (15) em Lagoinha e na quarta-feira (16) em Guaratinguetá onde os agricultores devem levar as embalagens de insumos..
De acordo com a Lei Federal, todas as embalagens desse tipo de insumo devem ser encaminhadas para pontos de descartes autorizados, em até um ano após a compra do produto, para evitar riscos a saúde humana e de contaminação do meio ambiental.
As primeiras etapas da coleta aconteceram em agosto e setembro, no bairro da Rocinha, em Guaratinguetá, e nas cidades de Cunha, Bananal, São José do Barreiro e Lorena. Só em Lorena, a ação contou com a participação de 68 produtores, resultando em 1.200 embalagens recolhidas.
Importante: para efetuar a entrega, é preciso apresentar CNPJ, Inscrição Estadual, nome completo e endereço da propriedade. Além disso, as embalagens devem estar vazias, perfuradas e, no caso de produtos líquidos, passar pela tríplice lavagem.
Programação Lagoinha: 15 de outubro - 9h30 às 12h / 13h às 16h Local: Recinto de Ex. Benedito Viriato de Campos (Raspadão), R. Cap. Felisbino.
Guaratinguetá: 16/10 - 9h30 às 12h / 13h às 16h Sec. de Agricultura, R. Alberto Barbeta, N° 1400 - Pedregulho