Operação Casa Limpa recolhe 2,260 toneladas na região sul de São José

O Operação Casa Limpa recolheu materiais que podem juntar água na região do Satélite e adjacências


O Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta quarta-feira (12) a 8ª Operação Casa Limpa contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A ação ocorreu nos bairros Jardim Satélite, Vila das Acácias, Vila Nova Conceição, Vila Letônia, Jardim Aeroporto, Vila Nair, Vila São Bento e Vila Lucchetti. Em 7 horas de operação, foram recolhidos 2,260 toneladas de materiais.

A operação ocorreu das 8h30 às 15h30 e teve como intuito recolher possíveis criadouros do mosquito como pneus, tampas de garrafas, garrafas de vidro e plástico, latas, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis e outros.

Na segunda (10) e terça-feira (11), os agentes de combate a endemias passaram em cerca de 3.814 imóveis divididos em 117 quadras alertando sobre quais materiais poderiam ser colocados na frente das casas para a coleta feita pelos caminhões da Secretaria de Manutenção da Cidade e Urbam.

Dorotéia Faria de Castro, 71 anos, moradora da Vila Nair, abriu o portão para a agente fazer vistoria contra a dengue. "É excelente essa operação, tem que sempre estar lembrando o povo sobre os cuidados que se precisa ter, porque a dengue está aí e mata" afirmou.

Cremilda de Melo Ribeiro, 72 anos, moradora da Vila Nair, também recebeu orientações dos agentes. "Nem todos abrem as portas para o combate à dengue, mas deveriam, pois precisam se conscientizar sobre a doença e fazer sua parte", disse. Ela disse que procura vistoriar com frequência o quintal da casa, sem deixar pratinhos de plantas e ralos com água parada.

Lourdes Nogueira dos Santos, 66 anos, moradora da Vila Nair, acredita que com a operação a cidade fica mais limpa, sem criadouros. "Os agentes sempre passam aqui, colocam remédio e agora estão recolhendo esses lixos que ficam jogados nas ruas", afirmou.

Mesma opinião tem Carlos Rebele Valentim, 70 anos, morador da Vila Nair: "Essa operação é nota 10, a soma de esforços da Prefeitura com a população traz melhorias para o município. As pessoas precisam fazer sua parte".

Em 8 operações realizadas, foram recolhidos cerca de 21 toneladas de inservíveis.

Nona operação

A 9ª Operação Casa Limpa contra o mosquito Aedes aegypti já está marcada para a próxima quarta-feira (19), das 8h30 às 15h30. Ocorrerá nos bairros Vila Maria, Vila Ferraz Mascarenhas, Jardim Bela Vista, Vila Nova São José, Vila Tupi e Vila Guarani, na região central da cidade.