Os cuidados com a prática esportiva no calor do alto verão

Altas temperaturas típicas da estação podem causar desconforto durante o treino


As altas temperaturas típicas do verão são um convite aos exercícios ao ar livre. Durante a estação, parques, praias e praças costumam se encher de gente interessada em praticar atividades físicas e aproveitar o dia fora de casa. Entretanto, com o calor intenso do período, é necessário adotar alguns cuidados para garantir que o corpo desfrute de forma saudável dos treinos. Abaixo, listamos algumas medidas que podem te ajudar a aproveitar o verão da melhor forma possível:

  1. Cuidado com o Sol

Durante o verão, a incidência de raios solares aumenta. E é no período das 11h às 16h que eles representam maiores danos à pele. Por isso, é recomendado praticar esportes sempre antes ou depois desta janela, no início da manhã ou ao final do dia. Outra maneira de se proteger é frequentar locais climatizados, como academias, que geralmente contam com ar-condicionado inverter, cuja principal função é garantir o conforto térmico dos alunos. Também é muito importante investir em fotoproteção, com a aplicação de filtro solar pelo menos 20 minutos antes da exposição ao Sol. Para maior segurança, dê preferência a produtos com fator acima de 30 e à prova d'água. 

  1. Aposte na hidratação

Com as altas temperaturas, o corpo perde líquido tentando se resfriar, por isso suamos mais durante o verão. Portanto, lembre-se de beber água com frequência, além de isotônicos e água de coco, que ajudam a repor os sais minerais perdidos com a transpiração. Essa medida simples é suficiente para evitar o risco de desidratação durante a prática de atividade física, responsável pelo aumento da fadiga, da frequência cardíaca e até por cãimbras.

  1. Alimentação correta

Uma boa alimentação pré-treino é importante para a prática de atividade física em todas as estações do ano, não apenas no verão. Mas, durante o calor, os riscos de uma queda de pressão motivada pela falta de nutrientes aumenta consideravelmente. Dessa forma, procure comer bem antes e depois de se exercitar. Açaí, banana e aveia são alguns alimentos indicados para ingerir antes do treino, já que são excelentes fontes de carboidratos e ajudam no ganho de energia. Para o pós-treino, algumas boas opções são  frango com batata-doce, pão com ovo, iogurtes e queijos, já que são ricos em proteína. É importante, contudo, sempre consultar um médico ou nutricionista antes de começar uma dieta específica.