O quadro Papo Reto do AgoraVale, é um ambiente em que a equipe de jornalismo do site abre o espaço em nosso estúdio para personalidades relevantes da região apresentarem seu trabalho e história dentro de uma conversa amistosa e descontraída.
Na tarde desta quinta-feira (12), o quadro Papo Reto recebeu a o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana. Nesta conversa ele falou sobre o Cepatas (Centro de Proteção e Atendimento aos Animais), que irá atender os animais de recolhidos nas ruas de Pindamonhangaba.
O atendimento do Cepatas tem como prioridade a saúde pública, que visa, primeiramente, o cuidado com animais que possam transmitir doenças para a população. Para o acolhimento dos animais no espaço é feita uma classificação dos riscos que ele oferece à saúde pública e se o caso se encaixa em maus tratos, que são as atitudes como: abandono, envenenamento, agressão, mutilação, manutenção do animal em lugares anti-higiênicos, confinamento em espaços muito pequenos para o porte do animal, confinamento do animal em locais sem iluminação ou ventilação, rinhas, qualquer situação que seja degradante, de alguma maneira, para o animal. As denúncias de maus tratos podem ser feitas para a Polícia Ambiental, que fica em Taubaté e abrange toda a região, o telefone é (12) 3608-2350.