O município de Paraibuna inaugurou ainda ontem (13) o Programa Bombeiro Comunitário, pioneiro no estado. Ele é uma das modalidades de prestação de serviços do CBPMESP e tem por objetivo Coordenar o Sistema de Atendimento de Emergências em todo o território do Estado de São Paulo, provendo a pronta resposta às emergências em seus 645 municípios.
Indicado para municípios com baixo contingente populacional e baixa demanda emergencial, o programa destaca-se por ser uma modalidade de baixíssimo custo. Nele, um militar do Corpo de Bombeiros é designado para coordenar e preparar voluntários da população local para a atuação na primeira resposta às emergências até que, se ainda se fizer necessário, cheguem as Unidades de Serviço da Estação de Bombeiros territorial.
O município de Paraibuna conta hoje com 18.000 habitantes e possui uma demanda projetada anual de 146 ocorrências emergenciais, típicas de bombeiros por ano. Espera-se que, com essa organização, em um futuro muito próximo, os deslocamentos de cerca de 40 KM entre o município e a Estação de Bombeiros mais próxima sejam reduzidos ao estritamente necessário, e que, quando se fizerem inevitáveis, encontrem uma primeira resposta já organizada.
Além de garantir a qualidade de atendimento do CBPMESP à população, o programa certamente proporcionará maior rapidez, otimização de recursos e a diminuição do tempo resposta para ocorrências de maior gravidade em toda a área atendida pelas Estações de Bombeiros territoriais. A economia projetada, por si só já é bastante relevante: cerca de 8.000 km de deslocamento somados aos insumos e riscos diretamente relacionados aos atendimentos, agora, a serem suportados pela Brigada Comunitária instalada.
E já na terça-feira, à tarde, houve a primeira ocorrência atendida pela Brigada Comunitária de Paraibuna
Sob a coordenação do Cb Faustino, voluntários em apoio ao serviço de bombeiros, integrantes da defesa civil municipal, foram mobilizados e partiram para o combate a um incêndio em vegetação com severo risco de acidentes aos usuários da rodovia.
No local, o nosso BCOM acionou a concessionária Nova Tamoios que disponibilizou um autotanque; agregou alguns sitiantes para o apoio; e contou ainda com um trator para realizar os aceiros. Quando a equipe da Estação de Bombeiros da Vila Betânia em SJC chegou, a primeira resposta já estava bem organizada.
A ocorrência de Talão 6720 se deu por volta de 1200h, às margens da Rodovia dos Tamoios, altura aproximada do Km 40 da pista Sul, e consumiu cerca de 40.000m² de vegetação. O fogo foi controlado por volta das 15h.