Paróquia de Pindamonhangaba realiza Folia de Reis "motorizada"

Sem poder visitar as casas durante a pandemia, católicos fazem apresentação natalina "sobre rodas" em 12 bairros do município


A tradição da Folia de Reis ganha nova roupagem na Paróquia de São Vicente de Paulo, em Moreira César, distrito de Pindamonhangaba (SP). Com a pandemia do novo coronavírus, o grupo de reisado não vai realizar a tradicional visita às casas do distrito. Desta vez, os personagens do presépio vão seguir em carro aberto pelas ruas, interagindo a distância com os moradores. A Folia de Reis "motorizada" acontece no próximo domingo (03), a partir das 14h, com saída da Capela Cristo Rei, no bairro do Taipas.

"Tivemos que reinventar nossas formas de evangelizar durante a pandemia. Por isso mesmo pensamos nesta nova forma de trazer os foliões para as ruas, mas mantendo a segurança e a saúde deles e dos fiéis", explica o administrador da Paróquia São Vicente de Paulo, padre Gabriel Henrique de Castro.

Ao longo do trajeto, composto por 12 bairros, canções natalinas serão executadas ao som da sanfona, violão e instrumentos típicos da comemoração de Reis. As gravações musicais foram feitas pelo próprio grupo, composto por pessoas ligadas à paróquia. Além dos músicos, participam também fiéis caracterizados com personagens bíblicos como a Virgem Maria, São José e os Reis Magos.

Depois de quase duas décadas sem atividades, o grupo de Folia de Reis de Moreira César teve suas atividades reativadas em 2019. Na edição passada, os componentes do reisado visitaram centenas de casas no distrito de Moreira César. Enquanto os músicos cantavam na porta das residências, o sacerdote passava pela casa abençoando os cômodos. Desta vez, a bênção também vai acontecer, mas agora da própria rua.

"É uma forma de recordar as pessoas que o Menino que nasceu em Belém também é sinal de nossa esperança. E é esse sentimento que queremos ter neste novo ano que se inicia: confiando em Deus e fazendo a nossa parte, teremos dias melhores", assinala o vigário paroquial, padre Marcelo Emídio.

Além da passagem do grupo pelas ruas, desde a última segunda-feira (28) as apresentações da Folia de Reis estão acontecendo nas capelas que compõem a Paróquia. O acesso é controlado e limitado à capacidade dos templos. O calendário completo das apresentações pode ser conferido clicando AQUI.