O Centro de Educação Ambiental Parque Ecológico da Moçota (Ceapem) em Caçapava, lança nesta terça-feira, 20 de setembro, a primeira capacitação do programa de educação ambiental Biodiversidade Taiada, que traz como tema inicial "Jatobá: da conservação à culinária".
O programa tem por objetivo promover palestras e oficinas sobre espécies da biodiversidade caçapavense, integrando, principalmente, professores, universitários, usuários do parque e população de forma geral, em torno das questões ambientais. As capacitações acontecerão a cada dois meses, mediante a inscrição prévia dos interessados.
Esta primeira turma reuniu um grupo de convidados e parceiros das entidades apoiadoras. Serão cerca de 30 pessoas que participarão das atividades nesta terça. A programação é a seguinte:
9h - Abertura
9h15 - Conservação da biodiversidade e do jatobá Miguel Freitas (Fapesp) e Renato Lorza (Fundação Florestal)
10h - Pausa
10h15 - Usos do jatobá Renato Lorza e Laura Orioli (Ceapem)
11h - Beneficiamento do fruto Renato Lorza, Laura Orioli e ação em grupo
12h às 13h - Almoço
13h - Oficina culinária com farinha de jatobá Laura Orioli e Ana Paula Nogueira (Ceapem)
14h - Degustação e confraternização
15h - Encerramento
O "Biodiversidade Taiada" vai ao encontro da Lei 9795/99, sobre a Política Nacional de Educação Ambiental que atribui como parte da função social e legal de parques públicos promover a educação ambiental não-formal para público diversificado.
A iniciativa tem o apoio do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e da Fundação Florestal (FF). A proposta é que sejam realizadas seis edições/ capacitações por ano, podendo ser ministradas pela equipe interna do Parque ou por especialistas convidados.
O Parque Ecológico da Moçota é atrelado à Secretaria de Educação do Município de Caçapava. Quem quiser saber mais sobre o programa, ou agendar visitação guiada, pode entrar em contato pelo telefone: (12) 3652-9009.