A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, recebeu mais uma vez o reconhecimento de ''Empresa Amiga da Criança'' pela Fundação Abrinq. As áreas de concessão da Companhia no Espírito Santo (EDP ES) e em São Paulo (EDP SP), e de geração, no Tocantins (Enerpeixe), integram a lista, que reconhece empresas que realizam ações sociais para a promoção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Por meio do Instituto EDP, organização que há onze anos gere as ações socioambientais da EDP, o Grupo realiza inúmeros projetos com foco no desenvolvimento e formação de jovens em todo o País. Em 10 anos, mais de três milhões de pessoas foram beneficiadas com investimentos e iniciativas sociais, em frentes ligadas à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado. Esta é a 15ª vez que a EDP São Paulo é certificada com o reconhecimento da Abrinq. A Enerpeixe e a EDP Espírito Santo integram a lista, respectivamente, pela 9ª e 19ª vez.
"Ficamos honrados mais uma vez com essa certificação. Nosso objetivo é contribuir de forma eficaz para o desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio de projetos espalhados em todo o Brasil. Este reconhecimento mostra que estamos cumprindo o propósito da EDP de usar nossa energia para cuidar sempre melhor", explica Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP.
O Programa Empresa Amiga da Criança (PEAC), da Fundação Abrinq, foi criado há mais de 20 anos com o objetivo de engajar e reconhecer o setor empresarial para a prevenção e o combate à exploração da mão de obra infantil, bem como o estímulo ao investimento social privado. Só em 2018, as ações desenvolvidas pelas empresas certificadas, incluindo a EDP, somaram mais de R$ 400 milhões em projetos sociais realizados em todo o território nacional.
Conheça algumas das iniciativas desenvolvidas e apoiadas pelo Instituto:
EDP nas Escolas: Realizado há mais de 15 anos, o projeto tem o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade de vida estudantil, tanto no aprendizado quanto no ambiente escolar, a partir do fortalecimento pedagógico e com a integração entre empresa, escola e comunidade. O projeto já beneficiou mais de 200 mil alunos, e, em 2019, capacitou cerca de 700 professores de escolas municipais, com o intuito de ampliar o desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes. A iniciativa ocorre em parceria com as secretarias municipais de ensino.
ONG Social Skate: Realizado em Poá, na área de distribuição de energia da EDP São Paulo, o Manobra do Bem, idealizado pela ONG Social Skate, oferece aula de skate gratuita para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, buscando a inclusão social, educacional e esportiva. Além do Skate, a inciativa oferece também aulas de futsal, teatro, ballet, circo, e o acompanhamento escolar e familiar para a formação educacional e cidadã a mais de 130 jovens das comunidades da região.
Aprender e Crescer: O projeto em parceria com a Associação Atlética Atenas busca contribuir, por meio da prática do futebol, para a melhoria da qualidade de vida infantil no Tocantins, e promover a democratização do acesso aos mecanismos educacionais, culturais, esportivos e humanitários. O projeto já está presente nas cidades Lajeado, Palmas, Paranã, Peixe e Miracema, beneficiando hoje cerca de 450 crianças.
Saber Viver: A iniciativa disponibiliza oficinas gratuitas de música, futebol Society, karatê, teatro, capoeira e artesanato a mais de 200 crianças em Aracruz, Espírito Santo. A ação oferece também um reforço escolar e atendimento social, além aulas básicas de robótica, iniciadas no ano passado.
Jovem Sucesso: O programa busca incentivar crianças e adolescentes a construírem propostas inovadoras de empreendedorismo, atrelando as vocações dos estudantes às oportunidades da região e contribuindo para o desenvolvimento local. As ações do projeto vão desde a criação de uma oficina de brinquedos ecológicos para crianças até a criação de uma incubadora de miniprojetos locais para os adolescentes. Inaugurado este ano, a ação beneficiará mais de 90 estudantes de Lajeado, em Tocantins.
Projeto Brincando com Pipas: O projeto tem como objetivo despertar a consciência de alunos e professores sobre os riscos da brincadeira com pipas próxima a rede elétrica e a importância do brincar com segurança, contribuindo assim com a redução das ocorrências de acidentes com pipas na fiação elétrica e diminuindo a exposição ao risco de acidentes na cidade de Guarulhos.