O principal propósito de uma instituição de ensino, seja ela de ensino básico ou superior, é formar cidadãos preparados para o futuro, pois a educação de qualidade é a chave para o desenvolvimento individual e social. A desistência de um aluno pode ocorrer por diversos motivos, externos e internos, e exige estratégia das escolas para reverter o quadro de evasão escolar.
No Brasil, os maiores índices de desistência são registrados no ensino médio, porém o abandono escolar atingiu um recorde entre crianças e adolescentes do ensino fundamental. Estão registradas quase 400 mil crianças e jovens de 6 a 14 anos que não estavam frequentando a escola em 2023, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Resumidamente, evasão escolar é o conceito utilizado para descrever a situação em que um aluno deixa de frequentar a instituição de ensino e interrompe os estudos antes de completar o ciclo educacional, abandonando o período letivo. Em alguns outros casos, o aluno completa o ano escolar, mas não faz rematrícula ou troca de escola, ou seja, não retorna para a série seguinte.
Entenda quais são as principais causas da evasão escolar
De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, que investiga o retorno dos alunos para as escolas no pós-pandemia, o principal motivo da evasão escolar no Brasil é apontado pelo desinteresse dos alunos, fator responsável por 40% dos casos, seguido por problemas financeiros e aumento da taxa de desemprego, que ocupa 27% dos perfis analisados na pesquisa.
No ensino básico, esse cenário pode ocorrer, justamente, quando os alunos não compreendem a importância da escola para o futuro. No ensino superior, é comum os alunos perderem o interesse em decorrência da falta de afinidade com o curso escolhido. De forma geral, quando o aluno não encontra mais sentido ou compreende o que está fazendo, perde a motivação de estudar, e a consequência é a evasão.
É importante destacar que há outros fatores que podem impedir a permanência do aluno na escola, como falta de tecnologia em salas de aula, altos índices de reprovação, bullying e falta de suporte emocional por parte da instituição e da família.
Soluções para reduzir as ocorrências de evasão escolar
Há inúmeras ações e estratégias que a escola pode adotar para auxiliar nas dificuldades de alunos e familiares. Entre elas, uma plataforma de gestão financeira escolar pode detalhar o histórico de pagamentos e desempenho por aluno de forma assertiva; assim, facilita para garantir a permanência do estudante quando o impeditivo for monetário.
Trabalhar a experiência do aluno durante a jornada escolar reflete diretamente em como ele irá se relacionar com o ambiente. É sugerido que as escolas façam uma análise das ferramentas pedagógicas, atividades extracurriculares, debates e projetos que fazem parte do conjunto educacional. O importante é entender o que está ou não funcionando para os alunos.