Pinda terá novo serviço móvel de urgência a partir de julho

SAMUP atenderá exclusivamente pacientes de Pinda. De acordo com a Prefeitura, serviço custará 59,7% menos do que o antigo SAMU




A Prefeitura de Pindamonhangaba anunciou que, a partir de julho, a cidade terá um novo serviço móvel de urgência. O SAMUP (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Pinda) atenderá exclusivamente pacientes do município, o modelo será de forma mista com operações realizadas em conjunto pela prefeitura e uma empresa contratada, e com a regulação em parceria com a cidade de Guaratinguetá.

O serviço atenderá com três ambulâncias já credenciadas com o Ministério da Saúde, duas básicas e uma avançada. Além destas ambulâncias e toda a equipe de atendimento que servirá apenas a cidade de Pindamonhangaba, as operações serão integradas com o serviço de resgate do Corpo de Bombeiros.

De acordo com a Prefeitura, o serviço custará metade do que a cidade tinha que pagar para o consórcio CISAMU, que custava R$ 395 mil mensais. O valor total das operações, incluindo toda a central de regulação interligada à rede, será de R$ 236 mil mensais, o que corresponde a 59,7% do contrato realizado no ano passado.

"Este novo modelo com o mesmo número de médicos, enfermeiros e ambulâncias vai gerar uma economia de quase 2 milhões reais por ano, que poderão ser aplicados em outros setores da saúde", explicou o prefeito Isael Domingues.

Ainda de acordo com o prefeito, no consórcio antigo as ambulâncias que pertencem a Pinda faziam resgates em outros municípios, e agora atenderá exclusivamente a cidade. "A ambulância avançada, por exemplo, fez mais viagens até o Hospital Regional em Taubaté para atender a população de Campos do Jordão do que aos próprios pacientes de Pinda. Agora, com o SAMUP, o atendimento será exclusivo para nossos munícipes", ressalta.

Todo o serviço do SAMUP seguirá as exigências do Ministério da Saúde. A central de regulação foi feita em parceria com a Prefeitura de Guaratinguetá já faz parte do sistema do Ministério, possibilitando ao serviço de Pinda receber todos os benefícios de pertencer à rede.