A Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí pretende ampliar a participação população na criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Os munícipes terão duas oportunidades: a presença nas audiências públicas e o envio on-line de sugestões.Ao todo, serão cinco audiências no mês de novembro, abrangendo todas as regiões da cidade: sul, oeste, leste, norte e central.
A primeira audiência está programada para novembro, no dia 19, às 19h, no Educamais Paraíso. A segunda, dia 20, às 19h, no Instituto Federal. No dia 21, será às 19h, na EMEF. Décio Moreira e no dia 22, também às 19h, será no Educamais Parque dos Sinos. Concluindo, a audiência pública final será na Câmara Municipal de Jacareí, no dia 23 de novembro, às 14h.
O prazo para avaliação, revisão e atualização periódica do Plano de Mobilidade Urbana é de 10 anos. "Essa é a grande oportunidade que os munícipes têm de participar do Plano de Mobilidade Urbana, contribuindo com propostas, sugestões e ajudando na elaboração de políticas públicas que visem melhorias para a acessibilidade, mobilidade e consequentemente, qualidade de vidas de todos", afirma Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana.
Os munícipes que desejarem contribuir on-line poderão enviar as sugestões, até cinco dias antes das audiências, pelo e-mail: planomobilidade@jacarei.sp.gov.br. No e-mail é necessário informar apenas o nome, telefone e endereço.
Na pauta das audiências públicas, está prevista a apresentação do diagnóstico municipal sobre os seguintes onze temas, definidos nos termos do Art. 24 da Lei Federal nº 12.587/2012:
Os serviços de transporte público coletivo; A circulação viária; As infraestruturas do sistema de mobilidade urbana, incluindo as ciclovias e ciclofaixas; A acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade; A integração dos modos de transporte público e destes com os privados e os não motorizados; A operação do transporte de carga na infraestrutura viária; Os polos geradores de viagens; As áreas de estacionamento público e privado, gratuito ou oneroso; As áreas e horários de acesso e circulação restrita ou controlada; Os mecanismos e instrumentos de financiamento do transporte público coletivo e da infraestrutura de mobilidade urbana;