Prefeitura de Pindamonhangaba oferece programa de castração gratuita para o Bem Viver
O programa executado pelo Centro de Proteção e Atendimento Animal continua em ritmo acelerado e chega aos condomínios do Residencial Bem Viver no Araretama
A Prefeitura de Pindamonhangaba está oferecendo o programa de castrações executado pelo Centro de Proteção e Atendimento Animal (CEPATAS). O programa continua acelerado e já chegou a castrar até o momento cerca de 300 animais, o que ajuda a evitar crias indesejáveis e o aumento do abandono.
Esta será a terceira etapa do programa, que já beneficiou a região do Ribeirão Grande e Goiabal. No Bem Viver a castração será realizada para 100 animais e as inscrições começam na quarta-feira, dia 10 de março, a partir das 8h30, no Centro Comunitário do Condomínio Cerejeira, até o preenchimento total das vagas.
Todo mês acontece pela prefeitura as castrações para cães e gatos e são realizadas por região específica. A expectativa é que até o final do ano cerca de mil animais sejam castrados em todo o município. Os interessados para se inscreverem devem apresentar o CPF, comprovante de endereço e cartão do Cadastro Único, pois será dada prioridade para famílias de baixa renda. Serão atendidos dois animais por residência. No momento da inscrição, o tutor do animal receberá o dia, horário e cuidados da pós-cirurgia.
Todos os animais castrados pelo programa da Prefeitura receberão um microcircuito eletrônico, sendo possível implantá-lo sob a pele do animal. Esse microchip para animais contém um código exclusivo e inalterável, transmitindo informações específicas para que sejam monitorados através de uma plataforma doada para a prefeitura pela My Track Pet, assim será fácil rastrear o animal caso se perder ou em casos de abandono e maus tratos.
A castração previne doenças, diminui a agitação, reduz a agressividade, acaba com cios e gestações indesejadas prolongando também a vida. Mesmo que o animal não saia pra rua, a castração faz um bem enorme para a saúde dele.
O CEPATAS informa que essa castração é exclusiva para os moradores do Bem Viver. Outros bairros do Araretama receberão a ação futuramente com a data ainda a ser divulgada.