A Prefeitura de São José dos Campos confirmou que o homem de 28 anos que morreu na cidade no último dia 10 de janeiro estava com febre amarela. O resultado do exame foi enviado à Vigilância Epidemiológica nesta quarta-feira (31) pelo Instituto Adolfo Lutz.
M.J.B. foi internado com quadro de doença infecciosa aguda no dia 8 de janeiro e veio a óbito na noite de 10 de janeiro. Ele esteve no período de 29 de dezembro a 2 de janeiro em uma chácara na cidade de Mairiporã, na grande São Paulo.
O paciente foi atendido inicialmente no Hospital de Clínicas Sul e, posteriormente, transferido para o Hospital Municipal.
Diante da suspeita da morte por febre amarela, todas as medidas de contenção foram executadas pela Prefeitura. O Centro de Controle de Zoonoses realizou serviços de nebulização da casa do paciente e toda a área ao entorno, num raio de 200 metros (9 quarteirões).
O mesmo procedimento foi realizado em todas as dependências do cemitério Colônia Paraíso, onde ele foi velado, no dia do seu sepultamento.
Depois desta data, a equipe do CCZ retornou à residência para rescaldo de bloqueio e controle de criadouros do mosquito, fazendo uma nova varredura.