Prefeitura prepara retomada do Agita São José, programa de incentivo contra o sedentarismo

O programa tem como objetivo, estimular a população a praticar atividades físicas por ao menos 30 minutos


A Prefeitura de São José dos Campos tomou a iniciativa para a retomada do programa Agita São José na cidade. Seguindo as diretrizes do programa Agita São Paulo, que foi implantado pelo governo do Estado há 25 anos, é considerado modelo de referência em projetos de intervenção para promoção da atividade física.

Criado com o objetivo de combater o sedentarismo, o Agita - coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul - envolve hoje mais de 100 organizações públicas e privadas.

Na cidade de São José, o programa será coordenado pelas secretarias de Esporte e Qualidade de Vida e Saúde. Essa iniciativa pretende levar para a população a mensagem da importância de uma vida mais ativa e saudável, seja em casa, no trabalho ou no tempo livre, por meio de ações permanentes que podem ser executadas em qualquer ambiente, como na rua, nas praças ou em equipamentos de esportes e lazer.

Nesta nova fase, a proposta é relançar oficialmente o programa no município no dia 6 de abril, Dia Mundial e Municipal da Atividade Física, provavelmente de forma virtual, em razão da pandemia.

O programa tem como objetivo, estimular a população a praticar atividade físicas de forma moderada, por ao menos 30 minutos diários. Eventos pontuais poderão ser realizados durante o ano, no entanto, em razão da pandemia e diante da necessidade de se evitar aglomerações, essas atividades só serão programadas em um momento mais apropriado.

A mensagem que o programa quer trazer é que a simples mudança para um estilo de vida ativo, ajudando a reduzir em 40% o risco de morte por problemas cardiovasculares. Entre os benefícios estão o controle o peso corporal, a diminuição da pressão arterial, a melhora na mobilidade articular, melhora na resistência à insulina, melhora na força muscular, aumento da densidade óssea e da resistência física.

Como forma de divulgar a mensagem do programa, a Prefeitura pretende envolver também as escolas, empresas e idosos, para que sejam propagadores da importância de se buscar uma vida mais ativa e saudável.