O Mapa do Turismo Brasileiro foi atualizado e agora tem 38 cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. A única exceção é o município de Igaratá. A maior participação do Estado de São Paulo é representada por 432 municípios de 51 Regiões Turísticas no MTur. Vale lembrar que em 2016, apenas 222 cidades paulistas estavam no Mapa do Turismo Brasileiro e o aumento do interesse no progresso da atividade turística foi visível.
A próxima atualização só acontece em 2019 e os critérios estabelecidos para a participação dos municípios são os seguintes: possuir órgão responsável pela Pasta do Turismo; comprovar a existência de dotação para o turismo na lei orçamentária vigente e apresentar Termo de Compromisso assinado pelo prefeito ou dirigente responsável pela Pasta do Turismo. Os Estados sempre têm um interlocutor entre as Secretarias de Turismo e o Ministério do Turismo.
Interesse Turístico - Este ano já foram criados 20 MITs (Municípios de Interesse Turístico) no Estado de São Paulo e mais 120 estão sendo analisados pela Assembleia Legislativa e devem receber o título nos próximos meses.
Segundo o secretário de Estado do Turismo, Laércio Benko, as 70 cidades estâncias deverão receber neste ano um repasse de cerca de R$ 400 milhões. Benko cita a criação dos Municípios de Interesse Turístico (MIT), como algumas das ações que levaram ao aumento do número de cidades paulistas a entrarem na rota de destinos turísticos brasileiros.
“O governador Geraldo Alckmin vem criando mecanismos para impulsionar cada vez mais o turismo em nosso estado. O governador, de maneira acertada, entende que o Turismo é gerador de emprego e renda, ferramenta primordial do desenvolvimento socioeconômico regional”, afirma o secretário.