Quer aumentar os bíceps? Invista na rosca concentrada para fortalecer a região
Existem muitas opções e variações de movimentos para trabalhar os bíceps, a que mais se destaca é a rosca concentrada, por sua eficiência em ativar as fibras musculares da região
Você que treina toda semana para ter um corpo firme e um braço forte ou é um bodybuilder precisa conhecer a rosca concentrada -- ela é um dos exercícios que mais ativam os bíceps. Esse é o movimento ideal para quem deseja aumentar o braço e fortalecer a região também.
Existem muitas opções e variações de movimentos para trabalhar os bíceps. A que mais se destaca é a rosca concentrada, por sua eficiência em ativar as fibras musculares da região. De acordo com Scott H. Young, profissional de Educação Física, comparando oito exercícios para os bíceps, a contração voluntária máxima (nível de tensão) da rosca concentrada é de 98%, enquanto a rosca no cabo é de 80% e a rosca scott com halteres, 69%. O estudo realizado nos Estados Unidos comprovou a eficácia do exercício.
Como fazer a rosca concentrada?
Uma boa técnica e a maneira correta de execução desse exercício é primordial para prevenir lesões durante o treinamento, para obter o melhor estímulo para o crescimento muscular. Se o movimento for realizado da forma errada, poderá ocorrer uma redução na carga de trabalho sobre a área desejada, aumentando a tensão nos músculos.
Conheça todas as etapas para realizar o movimento corretamente. Sente-se de forma confortável no banco (pode ser o banco do supino) com as coxas paralelas ao chão; apoie o braço na coxa correspondente -- braço direito na coxa direita; segure firme a outra perna com a outra mão para melhor apoio do corpo; o halter precisa ser segurado com o dorso da mão para baixo; o braço deve estar totalmente estendido e sendo apoiado na parte interna da coxa; o halter deverá ser elevado em um ângulo de 45º, indo em direção aos ombros de forma que o cotovelo seja flexionado; faça uma pausa após contrair por inteiro os bíceps -- dois segundos; por fim, retorne para a posição inicial e repita todo o processo.
Benefícios extras
Minimiza dores no punho, porque, ao fortalecer o músculo braquiorradial (antebraço), a rosca concentrada contribui para diminuir o número de tendinites, justamente por deixar as estruturas da região mais uniformes. Outro ponto importante é a correção de desequilíbrios. Por se tratar de um exercício unilateral, a rosca concentrada permite que a carga e a intensidade sejam trabalhadas igualmente nos dois braços, suavizando possíveis diferenças entre eles. E, por fim, dá mais força às puxadas, pois o movimento contribui para o ganho de força dos bíceps e da empunhadura das mãos. Dessa maneira, ajuda a melhorar a execução dos exercícios de puxar, como a remada na máquina (exercícios mais comum para trabalhar as costas).