Rota da Luz oferece aplicativo a romeiros que vão a Aparecida

Quem vai a Aparecida comemorar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora terá app para garantir orientação e conforto no caminho


A Rota da Luz tem 201 quilômetros e vai de Mogi das Cruzes a AparecidaA Rota da Luz tem 201 quilômetros e vai de Mogi das Cruzes a Aparecida (Foto : Eduardo Saraiva)

A Rota da Luz foi criada 2016 para garantir o bem estar e segurança dos romeiros no caminho para Aparecida, antes feito pelo perigoso acostamento da Via Dutra. Agora que os peregrinos vão celebrar os 300 anos desde que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por pescadores nas águas do rio Paraíba do Sul, em 12 de outubro de 1717, foi lançado o aplicativo Caminha São Paulo para aumentar ainda mais o conforto dos caminhantes.

"É uma rota segura porque não é ao longo das rodovias, é pelo acostamento, vem pela zona rural, estradas vicinais. É uma viagem de interior, de reflexão, de meditação e uma viagem também externa, para conhecer áreas de florestas, cachoeiras, represas, fazendas de café, de leite", comentou o governador Geraldo Alckmin ao inaugurar a rota, que chegou a ser percorrida pela primeira-dama Lu Alckmin.

A Rota da Luz tem 201 quilômetros e vai de Mogi das Cruzes a Aparecida, passando pelas cidades de Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté, Pindamonhangaba. Há uma série de atrativos (veja alguns na galeria de fotos acima), e a Rota ainda recebe monitoramento constante da sinalização, visando à manutenção para uma boa orientação do percurso, que ganhou mais comodidade com o novo aplicativo.

Lançado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo para orientar os romeiros, o aplicativo Caminha São Paulo está disponível nos sistemas operacionais IOS e Android. Ele oferece o mapa da Rota Luz para acompanhamento online por GPS, contém indicações de hospedagem e restaurantes das nove cidades cortadas pelo caminho, além de disponibilizar opções para elogios, reclamações e sugestões.

Além das orientações que garantem o conforto e a segurança no trajeto, o caminhante pode acumular pontos que são conquistados ao se alcançar os pórticos do programa. Ao conseguir 70% dos carimbos digitais de cada rota, o viajante recebe um certificado emitido pela Secretaria de Turismo. Ao atingir 1000 pontos acumulados, o app abre novas funcionalidades para o usuário, como a possibilidade de compartilhar fotos e depoimentos.