Santuário Nacional espera a visita de mais de 290 mil devotos neste fim de semana

Grandes romarias e grupos familiares marcam presença no maior centro de peregrinações da América Latina


Com a aproximação do fim do ano, o movimento no Santuário Nacional, em Aparecida (SP) se intensifica. No próximo fim de semana, cerca de 290 mil devotos são esperados no maior centro de peregrinações da América Latina. Além dos grandes grupos de peregrinações, durante o mês de dezembro há um significativo aumento no número de famílias que visitam a Capital Mariana da Fé, o que contribui para o elevado número de fiéis.

A grande movimentação se inicia no próximo sábado (07), quando mais de 129 mil peregrinos devem passar pela Basílica Nacional. Nesta data, mais de cinco mil agentes da Polícia Civil do estado de São Paulo marcam presença na missa das 09h. A celebração será presidida pelo bispo emérito de Santos, Dom Jacyr Braido.

No mesmo dia, o Colégio Jesus Eucarístico também marcar presença no Santuário de Aparecida com 100 integrantes da comunidade escolar. Os peregrinos participam da missa das 10h30, celebrada no Altar Central da Basílica.

No domingo (08), dia em que a liturgia da Igreja Católica celebra a solenidade da Imaculada Conceição, mais de 160 mil fiéis são aguardados no maior Santuário dedicado à Virgem Maria no mundo. De acordo com a expectativa do Santuário, este deve ser o último fim de semana de grande movimentação do ano.

A principal missa do dia acontece às 08h e será presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. A celebração acontece em ação de graças pelos 100 anos da presença das Missionárias Scalabrinianas em Aparecida.

As religiosas trabalham na Pastoral da Basílica desde 1919, quando chegaram no município. Elas são responsáveis pela acolhida e orientação aos romeiros na Sala das Promessas. As Missionárias também zelam pelo cuidado dos espaços oracionais do Santuário, bem como a preparação e manutenção dos paramentos utilizados nas missas da Basílica.

Primórdios da devoção -  O dia 08 de dezembro marca também um importante capítulo na história da Padroeira do Brasil. No início da devoção, a festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida era celebrada no dia 08 de dezembro. A comemoração foi solenemente instituída pela Igreja em 1745, quando foi construída a primeira Capela dedicada à Imagem, encontrada no rio Paraíba do Sul em 1717.

Mesmo com a definição de outras duas datas comemorativas em 1878 e 1895, a Padroeira do Brasil continuou sendo celebrada no dia 08 de dezembro. Apenas em 1916 a festa de Nossa Senhora Aparecida deixou de ser comemorada nesta data.

Programação de Natal -  Além dos tradicionais horários de missas, a programação do Natal Iluminado continua acontecendo. Na noite de sábado, projeções mapeadas vão contar a história do nascimento de Jesus na fachada Norte da Basílica. As apresentações acontecem às 19h, 19h30, 21h e 21h30. A entrada é franca.