Santuário Nacional lança projeto de visita interativa

Através de aplicativo de realidade aumentada, fiéis poderão ter visita com mais detalhes sobre diversos pontos do Santuário




O Santuário Nacional disponibilizou aos visitantes desde o último sábado (2), totens de realidade aumentada que proporcionam uma visita interativa aos peregrinos que visitam o local.

Para utilizar a tecnologia basta baixar gratuitamente o aplicativo Santuário Play, para Android e iOS, e apontar para os totens de realidade aumentada espalhados ao redor da Basílica. Neles, é possível informações sobre diversos locais do Santuário por meio de vídeos, áudios e imagens que explicam em detalhes cada espaço.

Ao todo, 19 locais são contemplados na fase inicial do projeto, que foi pensado desde o primeiro semestre deste ano. A novidade está disponível nos principais pontos turísticos do complexo religioso, como o Morro do Cruzeiro, a Capela das Velas, a Sala das Promessas, Bondinhos Aéreos e o Memorial da Devoção.

A inovação pretende ser mais uma ferramenta de evangelização e auxílio ao romeiro de Aparecida. "Com isso não queremos substituir o humano da acolhida, mas desejamos oferecer um complemento para o devoto que aqui vem", destaca o administrador ecônomo do Santuário Nacional, padre Daniel Antônio da Silva.

Durante os primeiros dias de implantação um mapa está sendo entregue nas entradas do Santuário destacando os pontos onde a funcionalidade pode ser encontrada. No próprio informativo já será possível conferir uma mensagem do arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, que explicará o funcionamento da tecnologia por meio de um vídeo em realidade aumentada.

Além dos totens, o Santuário já utiliza o mesmo recurso por meio de cards audiovisuais, lançados no começo deste ano. A tecnologia está disponível também no aplicativo.