São Sebastião instala equipamento que permite prever a ocorrência de raios

Sensor foi desenvolvido para analisar o comportamento dos raios no período do verão




A sede da Defesa Civil, na Praia Grande, em São Sebastião recebeu ontem (28) representantes do Centro de Ciência do Sistema Terrestre e Grupo de Eletricidade Atmosférica, ligados ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de Cachoeira Paulista. A equipe do Inpe veio para a instalação de sensor que detecta a formação de raios antes que atinjam determinada área do município.

De acordo com a Prefeitura, o equipamento faz parte de experimento inédito no litoral paulista. O sensor foi desenvolvido para analisar o comportamento dos raios no período do verão, uma vez que a densidade de raios no litoral, apesar de ser menor (5 descargas por km² ao ano) do que no interior (10 ou mais descargas por  km² ao ano), é mais letal, já que a praia é um local especialmente perigoso quando começam os relâmpagos.

O sensor terá a função de coletar dados sobre o comportamento da atividade atmosférica e enviar as informações, via e-mail, para os órgãos cadastrados. A partir dessas informações, a Defesa Civil do Estado poderá enviar alertas, por SMS, para celulares cadastrados, sobre a possibilidade de quedas de raios em uma área de até 20 quilômetros e demais orientações.

Os interessados em receber as mensagens devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) da cidade.