"A Rua é Nosso Quintal" é o tema da sexta edição do Festival AgromeraArte do espaço Cultura no Morro, que tem o apoio da Suzano, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), junto a Prefeitura Municipal de Jacareí (SP) e a Fundação Cultural Jacarehy. O evento será realizado entre os dias 19 de janeiro a 18 de fevereiro com programação virtual e presencial.
Em 2021, o evento terá atividades online sob a ótica: A Web também é Nosso Quintal. A adaptação foi necessária por conta das restrições impostas pela pandemia. A programação é ampla e contempla murais colaborativos, exposições virtuais, sarau e as rodas de conversas e lives de intercâmbio, que fomentam um bate-papo entre coletivos e grupos culturais, de outras regiões para trocar informações e vivências sobre meio ambiente, cultura popular, racismo estrutural, LGBTQIA e cultura funk. As atividades presenciais irão seguir todos os protocolos sanitários necessários para evitar a propagação da Covid-19.
O "AgromeraArte" nasceu em 2015, uma ação com atividades colaborativas com o intuito de envolver os artistas, produtores e coletivos da região do Vale do Paraíba (SP), das mais variadas vertentes. Em cinco edições realizadas, o Festival contribuiu na geração de um ambiente de pertencimento na Comunidade do Pedramar, em Jacareí (SP), e proporcionou aos participantes sendo eles, moradores ou visitantes, atividades que buscam o engajamento nas relações sociais.
"O Festival AgromeraArte é mais uma importante ação que a Suzano tem a oportunidade de participar, porque é plural e inclusivo, envolve a comunidade em atividades culturais e questionamentos que levam a reflexão como ser humano e cidadão. A Suzano é parte da história da cidade de Jacareí e o nosso envolvimento também é com as pessoas da região onde estamos", destacou Adriano Martins, consultor de Desenvolvimento Social da Suzano.A programação completa está no site: culturanomorro.org/festivalagromeraaarte.
As transmissões das atividades serão feitas pelas redes sociais do AgromeraArte (@agromeraarte) e Cultura no Morro (@culturanomorro).
Cultura no Morro
O espaço Cultura no Morro nasceu na Comunidade Pedramar, em Jacareí (SP), como um berço cultural, a partir de uma ação beneficente em 2009. Um grupo formado por moradores e amigos próximos ao bairro que percebeu a necessidade de identificar, promover e valorizar a pluralidade cultural.
O Cultura no Morro tem a missão de ecoar as vozes periféricas, trazer a identidade histórica, raízes e tradições e consolidar uma cultura renascente junto às novas gerações.
As ações do grupo envolvem temas como a educação popular, desenvolvimento sustentável, direito à cidade e preservação das culturas tradicionais e emergentes. E ainda, a promoção da igualdade social, equidade de gênero, preservação de culturas tradicionais e emergentes, preservação do patrimônio histórico e desenvolvimento sustentável.