Trabalhadores da Tenaris Confab entraram em greve na manhã dessa segunda-feira (20), contra demissões em massa. Na última sexta-feira (17), um comunicado de greve foi protocolado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba (Sindmetp) para a direção da empresa, em luta contra as demissões, que são vistas como irregulares pela entidade.
Segundo o Sindicato, a paralisação tem a adesão dos cerca de 700 trabalhadores, incluindo o setor administrativo. A empresa fez 24 demissões de trabalhadores na sexta-feira, logo após o término de uma etapa de lay-off, e não aceita negociar alternativas para os 200 trabalhadores, que são a mão de obra excedente no setor produtivo. A Tenaris alega a necessidade de ajustes no quadro de funcionários tendo em vista a baixa produção.
Os dirigentes sindicais dizem que os desligamentos promovidos na sexta-feira não levam em consideração a situação de trabalhadores lesionados, trabalhadores com algum tipo de doença ocupacional, e que os diretores da Tenaris demonstram falta de interesse na negociação com o sindicato.
Em nota, a Tenaris Confab reitera que o FAT, medida envolvendo 165 funcionários com o objetivo de amenizar os efeitos do baixo nível de atividades, foi encerrado nesta quinta-feira (16 de maio).
"Considerando o atual cenário de mercado e a carteira de projetos abaixo de sua capacidade, foi necessário ajuste em seu quadro de funcionários com o desligamento de 25 pessoas. Todos os direitos dos funcionários e obrigações legais serão respeitados pela empresa.", conclui a nota.