Ubatuba decreta situação de emergência nas áreas afetadas pelas chuvas

125 pessoas estão desalojadas


A Prefeitura de Ubatuba emitiu um Decreto, ainda na última segunda-feira (4), declarando situação de emergência nas áreas afetadas pelas fortes chuvas. Até a manhã desta terça-feira (5), 125 pessoas continuam desalojadas. Três famílias já retornaram para suas residências.

Doze bairros foram mais atingidos e a medida se fez necessária para garantir a preservação do bem-estar da população e das atividades socioeconômicas dos locais atingidos, para conter situações emergenciais. Confira a lista de distribuição das famílias desabrigadas por bairro.

Taquaral

14 famílias  - 26 adultos /17 crianças. Total: 43 pessoas

Tancredo

24 famílias -  44 adultos/ 37 crianças. Total: 81 pessoas

Olga Gil

04 famílias - 06 adultos/ 09 crianças. Total: 15 pessoas

Ajuda

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil entregou itens de ajuda humanitária como: quatro rolos de lona plástica, 300 cobertores, 10 caixas de roupas e 60 colchões. No último domingo (3), o Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba enviou, por meio da Guarda Civil Municipal da cidade, itens como álcool gel, arroz, macarrão, açúcar, leite em pó, papel higiênico , detergente, desinfetante , sabonete, creme dental, e cobertores.

Comerciantes, empresários, associações, poder legislativo e instituições religiosas e de classe em Ubatuba também estão ajudando constantemente.

A Prefeitura agradece a doação de roupas e enfatiza que, no momento, a maior necessidade é a arrecadação de alimentos e produtos de limpeza.

Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil também enviou duas equipes ao município para atuar em conjunto com a Defesa Civil de Ubatuba na vistoria dos locais afetados pelas chuvas, que foram sinalizados. A população também recebeu orientação sobre riscos.

Uma das equipes pernoitou em Ubatuba, para o caso de surgirem novas necessidades ao longo da madrugada. Felizmente, a chuva diminuiu e não houve novos incidentes de gravidade. Os desalojados devem retornar às suas casas após a devida liberação pela Defesa Civil.

A prefeita Flavia Pascoal agradeceu todos os esforços da Defesa Civil, equipe e voluntários que estão trabalhando desde o primeiro dia do ano e destacou a importância de buscar soluções efetivas para os alagamentos na cidade. "Sabemos que não temos canais ou planos de drenagem. Por isso, já estamos nos mobilizando para elaborar um plano e buscar recursos a fim de equiparar esse déficit de drenagem urbana", afirmou.

Saiba quais são os 12 bairros em emergência:

  1. Angelim;
  2. Bela Vista;
  3. Estufa I;
  4. Estufa II;
  5. Itamambuca;
  6. Mato Dentro;
  7. Parque Guarani;
  8. Pedreira;
  9. Pedreira Alta;
  10. Pereque-Açu
  11. Sesmaria;
  12. Taquaral.