A sensação de que o dia deveria ter mais horas dedicadas ao trabalho é algo comum entre funcionários de empresas, justamente porque, muitas vezes, ao fim do dia tarefas ficam por fazer. Nesses casos, talvez seja necessário questionar a si mesmo: será que o tempo do expediente está sendo gerenciado da melhor forma possível?
E é aí que entra o conceito de produtividade e sua importância no dia a dia de trabalho. A produtividade é a relação entre a quantidade e a qualidade de tarefas executadas em um período de tempo.
Quando as pessoas são produtivas, elas conseguem entregar mais resultados, de maior qualidade, em menos tempo. Isso é algo positivo para elas mesmas, que ficam mais satisfeitas e engajadas, com uma maior qualidade de vida no trabalho e menos cansaço, e para a empresa, que alcança mais resultados.
Pensando em te ajudar a ser mais produtivo em sua rotina de trabalho, trouxemos algumas dicas e ferramentas úteis de aumento de produtividade e eficiência. Confira abaixo.
Dicas de como ter mais produtividade no trabalho
Implementar certos métodos e ferramentas em sua rotina, além de aumentar a produtividade, também traz pontos positivos para sua saúde mental e física.
Fazer uma lista das tarefas do dia
Saber exatamente o que você precisa executar em um determinado período de tempo ajuda na produtividade. Por isso, já no início do expediente, faça uma lista com todas as tarefas que você precisa realizar.
Dedicar alguns minutos pela manhã planejando as tarefas e listando-as vai economizar tempo e esforço fragmentado ao longo do dia.
Ainda nesse quesito, vale a pena ter noções de priorização e níveis de dificuldade de cada atividade. Isso porque há tarefas que devem ser realizadas primeiro, devido ao grau de importância, e outras que podem ser feitas depois.
Também há ações mais complexas e que demandam diferentes processos para sua realização, enquanto outras, que podem ser mais mecânicas e pontuais, são fáceis e rápidas de serem executadas.
Tudo isso deve ser levado em conta em sua lista, que, preferencialmente, deve deixar tarefas mais difíceis para o começo do dia, já que é quando você terá mais energia e estará menos cansado. Conforme, ao longo das horas, você vai tirando essas tarefas difíceis da frente, fica motivado com suas realizações.
Apostas em ferramentas de gerenciamento de projetos
Ainda na organização e planejamento de tarefas, há muitas ferramentas no mercado que auxiliam no dia a dia. Além de ajudar no seu planejamento, elas possibilitam cruzar as suas tarefas com a de outros funcionários, que podem ser da sua equipe, e também auxiliar na comunicação entre pessoas.
Algumas das ferramentas mais conhecidas são:
Jira
Trello
Microsoft Planner
Asana
Monday
Delegar tarefas
Mesmo com todas as atividades listadas e organizadas, muitas não devem ficar somente com você. Afinal, ninguém consegue fazer tudo sozinho, principalmente quando se trata de tarefas que estejam relacionadas a toda uma equipe.
Portanto, divida processos com colegas de confiança. Assim, você não se sobrecarrega e possibilita a execução de novas ideias e pontos de vista.
Organizar a área de trabalho
Assim como é importante organizar sua casa, é importante deixar em ordem o espaço onde você trabalha. Seja em home office ou no escritório da empresa, invista na limpeza e otimização do espaço de trabalho.
Passar muitas horas em áreas bagunçadas e com objetos atrapalhando a circulação pelo espaço ou o uso do que realmente importa vai prejudicar sua performance. Mantenha só o que é útil e organize todos os itens.
Além do espaço, separe também as horas dedicadas ao trabalho. Se sua modalidade de trabalho for home office, defina o tempo dedicado exclusivamente para o cumprimento das tarefas para não se perder nos assuntos domésticos, que geralmente é feito por um controle de ponto.