O clima de Natal já é uma realidade, inclusive no comércio. De acordo com o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região), o período é o melhor do ano para o varejo e envolve, praticamente, todos os setores, principalmente vestuários e calçados, lojas de departamentos, eletrodomésticos e eletrônicos, móveis, brinquedos, joias e supermercados.
Para o Sincovat, a expectativa é de um aumento de 5% nas vendas este ano, em relação ao mesmo período de 2018. "O empresário espera o ano todo por esse momento. Para muitos, o Natal representa mais de 6 meses de trabalho. Há um otimismo geral, já que a economia dá sinais de recuperação e o consumidor está um pouco mais confiante", explica o presidente do Sincovat e vice-presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Dan Guinsburg.
Para atender a grande quantidade de clientes, que irão às compras, principalmente a partir da próxima semana, as lojas de rua devem estender o horário de funcionamento até às 23 horas, inclusive sábados e domingos. No dia 24, véspera de Natal, o comércio funcionará até às 18 horas.
Cerca de 1700 funcionários temporários foram contratados para o período de Natal e a expectativa é que, pelo menos, 15% sejam efetivados após as festas de final de ano.