Ventosaterapia: conheça a técnica que traz bem-estar e efeitos estéticos

Saiba mais sobre os efeitos da ventosaterapia e descubra o que ela pode te trazer de benefícios no dia a dia


Usada principalmente por esportistas, a ventosaterapia é uma técnica que foi desenvolvida há muitos anos e está presente em diferentes culturas. De acordo com historiadores, indígenas, chineses e até europeus no passado tinham suas próprias técnicas para desenvolver um efeito parecido.

Hoje em dia, é possível encontrar em diversos centros de estética e cuidados com a saúde o uso da ventosa para trazer benefícios ao ser humano. Conheça mais sobre essa técnica e entenda como ela funciona na busca por mais bem-estar, principalmente para os esportistas.

O que é a ventosaterapia

Esse é um tipo de tratamento natural, ou seja, não há métodos invasivos ou ingestão de substâncias químicas produzidas em laboratório. Isso faz com que essa técnica possa ser aplicada em quase qualquer pessoa!

Esse tratamento funciona a partir da criação de vácuos por sucção - a partir da utilização das ventosas. O vácuo que é formado sobre a pele ajuda a estimular a circulação sanguínea, assim como a remover as toxinas que estão presentes no sangue. Além disso, ao ativar a circulação utilizando as ventosas, acontece também um aumento no fluxo do sangue para os músculos. Isso ajuda a deixá-los mais nutridos, o que resulta em alívio das tensões e das dores musculares e articulares. Por isso, a técnica é tão utilizada por atletas de alto impacto ou desempenho.

Para que é indicada a ventosaterapia

Ao pensar no funcionamento da ventosaterapia, fica mais simples entender como ela pode auxiliar no dia a dia e quais problemas ela ajuda a evitar - ou melhorar.

Entre os principais benefícios do uso da ventosaterapia, estão a melhora nas dores de coluna, alívio de dores musculares e abdominais, tratamento de dores de cabeça (cefaleia), melhora da circulação e fortalecimento dos vasos sanguíneos, redução das celulites e estrias e, por fim, o relaxamento tanto do corpo quanto da mente.

Contraindicações

Apesar de ser um método natural e com poucas contraindicações, por se tratar de uma técnica que mexe principalmente com a circulação sanguínea, ela não pode ser utilizada por pessoas que tenham restrições desse tipo.

Entre os principais problemas em que a ventosaterapia não é indicada, estão a trombose, existência de feridas na pele, alguma fratura no local que será tratado, varizes ou se a pessoa estiver com febre.