Vereadores de Caçapava votam hoje projeto de lei que inclui academias como atividades essenciais

Projeto é de autoria da presidente do Legislativo, Dandara Gissoni, que defende a prática de exercícios físicos como fundamental para a saúde.


Vereadores votam projeto de lei que coloca academias como atividades essenciais durante fase vermelha.Vereadores votam projeto de lei que coloca academias como atividades essenciais durante fase vermelha. (Foto : Divulgação )

Será votado hoje o projeto de lei 04/2021, que reconhece como atividades essenciais as academias. O projeto é de autoria da presidente do Legislativo, Dandara Pereira Gissoni (PSD), que defende a prática de atividades físicas como primordial para o cuidado com a saúde. 

De acordo com o projeto, existe apontamento de profissionais da saúde indicando atividade física ao paciente. "Muitos profissionais da área médica destacam a importância da prática de atividade física para um bom equilíbrio da saúde física e psicológica de uma pessoa", diz parte da justificativa do projeto. 

O projeto prevê a limitação do número de pessoas em estabelecimentos como academias com objetivo de impedir a propagação de doenças, adotando medidas de contenção sanitária. 

Para a presidente da Câmara, Dandara Pereira Gissoni (PSD), todos os esforços estão sendo feitos para garantir que pacientes que precisam de atividades físicas, não fiquem sem o tratamento. "Nós estamos tentando. O que não pode é parar e ficar olhando os pacientes que precisam das atividades físicas e não fazer nada. E quero deixar bem claro que por eu ser a autora do projeto que torna essencial as atividades físicas tanto nos espaços públicos quanto privados, para mantê-los abertos durante a pandemia, pensando exclusivamente na saúde preventiva das pessoas, não significa que eu seja contra outros setores, como o comércio. Pelo contrário. Eu não quero que feche nada", disse. Já o vereador Rodrigo Meirelles (PSD) diz ser favorável ao projeto. "Essa classificação já foi imposta pelo governo federal mas ignorada pelo governo do Estado de São Paulo. Exercício físico é muito importante para prevenir e controlar doenças".  

Segundo Willian Antunes de Souza, proprietário de uma academia na cidade, é de extrema importância a atividade física. "A atividade física libera vários hormônios que contribuem para o bem estar do ser humano e hoje conto com 90 alunos com indicações médicas", explica. 

Para a coreógrafa e produtora cultural, Priscila Mota, é importante a aprovação do projeto por se tratar de saúde. "É essencial para a população, de forma a atingir os melhores níveis de bem estar e qualidade de vida, na promoção, proteção e recuperação da saúde física e mental, pautadas pelas premissas extraídas da Constituição Federal", disse. 

Manifestação 

Profissionais de Educação Física prometem fazer uma manifestação em frente à Câmara Municipal de Caçapava a favor da aprovação do projeto na tarde desta sexta-feira (05). 

 

 O que diz a Prefeitura

Procurada, a Prefeitura de Caçapava informou, através de sua assessoria de imprensa, que de acordo com o gabinete,  a prefeita, Pétala Lacerda (Cidadania), tem conhecimento do projeto e que se for constitucionalmente viável, será sancionado. 

O que diz a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP

O Agora Vale entrou em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, que emitiu a seguinte nota: 

"Prefeituras que não cumprem o Plano SP quanto às restrições, flexibilizando, assim, atividades, são notificadas pelo Estado e tal comunicado é encaminhado ao Ministério Público para o conhecimento e a tomada de providências. Lembrando que decretos estaduais prevalecem sobre normas editadas em contexto municipal. Importante ressaltar que a reclassificação das regiões e dos municípios é uma atribuição do Governo do Estado. Reavaliações locais só serão possíveis no caso de adoção de maiores restrições no enfrentamento à pandemia, e nunca para a flexibilização do isolamento social, como é o caso da proposta da Câmara Municipal de Caçapava SP. Assim, as cidades devem se adequar ao que é estabelecido pelo Plano SP e seguir as diretrizes de suas Regionais de Saúde. Até que uma nova reclassificação seja anunciada, o Governo de SP espera que os municípios, sem exceção, sigam o decreto em vigência. O momento é delicado, conforme amplamente divulgado nas últimas semanas. Salvar vidas depende, agora, da responsabilidade de todos os órgãos e agentes públicos, além da própria sociedade". 

Projeto de lei de autoria da presidente da Câmara de Caçapava, Dandara Gissoni.Projeto de lei de autoria da presidente da Câmara de Caçapava, Dandara Gissoni. (Foto : Divulgação )