Imagem do Dia: "Mulheres Fenomenais"

Uma homenagem do Portal AgoraVale para todas as mulheres




Hoje, 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Uma data que ficou marcada por fatos históricos, lutas e reinvindicações das mulheres trabalhadores no início do século XX e que mudaram as leis trabalhistas e gerou o início de diversas manifestações ao redor do mundo por igualdade econômicas e políticas na sociedade.

A data foi definida oficialmente na década de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, em que iniciaram a luta em favor do direito de voto para as mulheres. A data foi reconhecia pela Organização das Nações Unidas (ONU) apenas em 1945.

O Dia Internacional da Mulher não é apenas uma data para parabenizar, mas um dia para aprendermos sobre a história da luta feminina na sociedade e, principalmente, um dia para mulheres defenderem seus diretos, de lembrar das vítimas de violência, de lutar por uma sociedade igual econômica e politicamente para todos. É dia de celebrar mães, irmãs, esposas, amigas, filhas, etc, etc... Um dia para exaltarmos todas as mulheres fenomenais que fazem parte de nossa vida.


"Belas mulheres se perguntam onde meu segredo se encontra. Não sou doce ou feita para me encaixar no tamanho de uma modelo, mas quando começo a dizê-las, elas pensam que digo mentiras. Eu digo, está no alcance dos meus braços, na largura do meu quadril, no avanço do meu passo, na espiral dos meus lábios. Sou uma mulher. Fenomenalmente. Mulher Fenomenal, essa sou eu.

Ando numa sala, tão calma quanto te agrada, e para um homem, os amigos param ou, caem sobre seus joelhos. Então eles fazem um enxame ao meu redor, uma colmeia de abelhas. Eu digo, é o fogo em meus olhos, o lampejo de meus dentes, o swing da minha cintura, e a alegria nos meus pés. Sou uma mulher. Fenomenalmente. Mulher Fenomenal, essa sou eu.

Os homens têm se perguntado, o que eles veem em mim. E tentam muito, mas não podem tocar, meu mistério interior. Quando tento mostrá-los, eles dizem ainda não poder ver. Eu digo, é a curva das minhas costas, o sol do meu sorriso, o cavalgar dos meus peitos, a graça do meu estilo. Sou uma mulher. Fenomenalmente. Mulher Fenomenal, essa sou eu.

Agora você entende o porquê de minha cabeça não estar curvada. Não grito ou me enervo, ou tenho que falar alto. Quando você me vê passando, deve se sentir orgulhoso. Eu digo, é o estalar do meu salto, o balanço do meu cabelo, a palma da minha mão, a necessidade do meu querer. Porque sou uma mulher. Fenomenalmente. Mulher Fenomenal, essa sou eu."

Mulheres Fenomenais - Poema de Maya Angelou