O Bloco Não Posso, Tenho Ensaio desfila nesta terça-feira (17), às 15h, em Pindamonhangaba, com o tema "Ato 1 - Brasil da Liberdade". A concentração ocorre na Rua Marechal Deodoro da Fonseca (Rua do Museu), com percurso até a Rua Dr. Rubião Júnior.
Criado em 2022 pelo Coletivo de Teatro Contramão, o bloco surgiu da realidade de artistas que conciliam trabalho e criação. A proposta mistura Carnaval e teatro, levando às ruas personagens e intervenções cênicas que estimulam reflexões sociais.
O coletivo existe desde 2018 e reúne alunos e ex-alunos da Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo. Em 2023, o bloco conquistou Melhor Figurino, Melhor Intérprete e o 2º lugar geral no Festival de Marchinhas, resultado que possibilitou sua saída oficial no Carnaval.
Desde então, integra o calendário cultural da cidade com temas sociais em cada edição. Em 2026, na quarta participação, o desfile destaca valores como liberdade, democracia e diversidade por meio da arte.