Cachorra vítima de maus-tratos é resgatada e tutor procurado pela Justiça é preso em Taubaté

Operação no bairro Santa Fé resgatou a cadela Maya e levou à prisão do tutor, que tinha mandado de prisão por sequestro e cárcere privado.


Uma operação conjunta da Guarda Civil Municipal (GCM) de Taubaté com a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal resultou no resgate de uma cachorra vítima de maus-tratos e na prisão de seu tutor, que era procurado pela Justiça. A ação aconteceu no bairro Santa Fé.

A cadela, chamada Maya, de porte médio e semelhante à raça Border Collie, havia sido adotada há cerca de dois meses e foi encontrada em condições precárias. No imóvel, acompanhado por uma médica veterinária, o grupo constatou confinamento, falta de alimento e ambiente insalubre, caracterizando maus-tratos. Maya foi recolhida e encaminhada para receber cuidados.

A operação envolveu a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e o sistema de inteligência do Centro de Gestão Integrada (CGI). Durante a apuração, foi identificado que o tutor da cachorra tinha um mandado de prisão em aberto pelos crimes de sequestro e cárcere privado.

Além disso, no imóvel foi localizado um carrinho de compras furtado de um supermercado. O homem foi conduzido à delegacia, onde permaneceu preso para responder por maus-tratos a animais e furto, além do cumprimento da pena pelo crime anterior.

A Prefeitura de Taubaté reforça que maus-tratos a animais são crime. Denúncias podem ser feitas à Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal pelo sistema de protocolo 1Doc ou pelo WhatsApp do CCZ: (12) 98809-3110.