Casa noturna no centro de Caraguatatuba é flagrada furtando energia elétrica

Segundo a EDP, o prejuízo estimado com a fraude é de aproximadamente R$ 20 mil.


Uma operação policial realizada na última sexta-feira (16), com apoio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Litoral Norte, flagrou o furto de energia em uma casa noturna localizada na região central de Caraguatatuba. Técnicos da concessionária constataram um desvio de energia elétrica feito antes do ponto de medição, caracterizando a prática criminosa.
 
 
Segundo a EDP, o prejuízo estimado com a fraude é de aproximadamente R$ 20 mil. O proprietário do estabelecimento responderá por furto de energia, crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que prevê reclusão de 1 a 4 anos e multa. Além da responsabilização criminal, ele também deverá arcar com os custos da energia não faturada durante o período da irregularidade, conforme determina a Resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), além de despesas administrativas.
 
A EDP tem investido em estratégias para combater fraudes como essa em toda a sua área de concessão. Entre as ações estão o uso de inteligência artificial para identificação de irregularidades, ampliação da blindagem mecânica em instalações de grandes cargas e parcerias com órgãos públicos. A concessionária também observa uma redução de reincidência especialmente entre comércios e indústrias.
 
A empresa alerta que fraudes na rede elétrica podem causar sérios riscos à segurança, com sobrecarga e interrupções no fornecimento de energia, além de danos a equipamentos e riscos de acidentes. Há também impacto financeiro para todos os consumidores, já que o custo da energia furtada é parcialmente repassado à tarifa paga pelos demais usuários.
 
A população pode colaborar com denúncias de irregularidades por meio dos canais da EDP, todos gratuitos e disponíveis 24h:
 
?Aplicativo EDP Online
?WhatsApp (11) 93465-2888
?Central de Atendimento: 0800 721 0123