Chuvas acima de 170 mm causam alagamentos e quedas de árvores em Ubatuba

A Defesa Social está levantando o número de pessoas desalojadas para solicitar ajuda humanitária ao governo estadual.


Ubatuba enfrenta um cenário de alerta neste sábado (5) após registrar chuvas intensas desde a noite de sexta-feira (4), conforme previsto pela Defesa Civil. O acumulado ultrapassou os 100 mm em 72 horas, com bairros como a Marafunda, na região oeste, chegando a 177 mm de chuva, número próximo ao que é esperado para o mês inteiro. A previsão estadual era de 250 mm entre quinta-feira e domingo.
 
 
O alto volume de chuva provocou alagamentos em diversos pontos da cidade. No bairro Taquaral, duas famílias, uma com 12 pessoas, entre adultos e crianças, e outra com sete integrantes, precisaram ser levadas para a Escola Municipal José de Souza Simeão, que está sendo usada como abrigo.
 
Durante a manhã deste sábado, a Defesa Civil realiza vistorias em outras áreas vulneráveis, como Sesmaria e Folha Seca. A rua Rio Grande do Sul teve um trecho interditado após o transbordamento do Rio Tavares. A sinalização do local foi feita em conjunto pela Defesa Civil e equipes de trânsito.
 
A cidade também registrou diversas quedas de árvores entre a noite de sexta e a madrugada de sábado. No bairro Rio Escuro, sete árvores caíram e interditaram completamente a via, incluindo uma de grande porte. Outras ocorrências foram registradas nos bairros Casanga, Toninhas, Ponta Grossa, Itamambuca e Camburi, este último com interdição quase total da pista.
 
A Defesa Civil segue monitorando os pluviômetros e áreas de risco. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social está levantando o número de pessoas desalojadas para solicitar ajuda humanitária ao governo estadual, incluindo colchões, cobertores, cestas básicas, material de limpeza e água potável.
 
Já a Secretaria de Infraestrutura atua nesta manhã para garantir o acesso ao transbordo e manter a regularidade da coleta de lixo no município.

Title

Text