Chuvas afetam produção e tratamento de água em Ubatuba

A Sabesp alerta sobre possível desabastecimento de imóveis sem reservatório e recomenda o uso consciente da água


As fortes chuvas que atingiram Ubatuba desde quinta-feira (06), afetaram a produção e tratamento de água no município. A Sabesp pede a colaboração de toda a população quanto ao uso consciente da água e ressalta que imóveis sem reservatório próprio podem sofrer desabastecimento.

O tratamento de água na ETA (Estação de Tratamento de Água) Carolina, foi interrompido devido à grande quantidade de areia, terra, pedras, galhos e lama que bloquearam as captações de água - o que afeta o transporte e a qualidade da água que chega à estação de tratamento.

A ETA Carolina é responsável pelo abastecimento da região central, incluindo os bairros Carolina, Marafunda, Itaguá, Perequê-Açú, Ipiranguinha, Sumidouro, Taquaral, Horto Florestal, Silop, Estufa I, Estufa II, Samambaia, Praia Grande, Toninhas, Enseada, Tenório, Perequê-Mirim e Lázaro.

As equipes estão trabalhando neste momento para que aconteça a desobstrução das captações Rio Grande e Macacos. A produção, tratamento e distribuição de água será normalizada de forma gradativa ao longo desta sexta-feira (7).

Casos de emergência devem ser comunicados na Central de Atendimento que funciona 24 horas pelo telefone 0800 055 195.

Atualizado às 16h00

A Sabesp informa que neste momento, a região sul é a mais prejudicada.

Desta vez, a operação da ETA (Estação de Tratamento de Água) Maranduba foi impactada pela grande quantidade de areia, terra, pedras, galhos e lama que bloquearam as captações de água - o que afeta o transporte e a qualidade da água que chega à estação de tratamento.

O Sistema Maranduba abastece bairros da região sul da cidade: Maranduba, Sapê, Lagoinha, Sertão da Quina e Araribá.

Já o tratamento de água na ETA Carolina, que havia sido interrompido, foi retomado com vazão reduzida e os reservatórios estão em recuperação.

Equipes da companhia seguem trabalhando para retomar plenamente a produção, o tratamento e a distribuição de água. A previsão é que o abastecimento se normalize forma gradativa ao longo desta sexta-feira (7).

 

*Informações da Sabesp