O CPF é um tipo de identificação extremamente importante para os brasileiros. A Receita Federal, polícia e tantos outros órgãos e empresas se baseiam nele para verificar os antecedentes jurídicos e financeiros de uma pessoa.
Até mesmo casas de apostas online solicitam dos usuários os seus CPFs e número identidade para verificação da conta, fazendo com que a plataforma e o próprio usuário possam estar mais protegidos.
Mas, o que se vê é que algumas pessoas estão utilizando o CPF de outras para fazer compras, muitas vezes para tentar fugir do "leão" da Receita Federal. Por isso, algumas empresas criaram maneiras de que o usuário consiga verificar quando o seu CPF foi utilizado para alguma compra presencial ou online.
Aplicativos de segurança do CPF
Os aplicativos de segurança do CPF notificam os usuários a cada vez que o CPF do mesmo é utilizado. O mais famoso é o aplicativo Confi, que está disponível para Iphone e Android.
Ele possui parceria com milhares de lojas e sites no Brasil e assim que alguém faz um cadastro ou uma compra com aquele CPF, o usuário é notificado. Caso a pessoa não reconheça aquela compra, o mais adequado a se fazer é ir à polícia ou abrir um BO diretamente pelo site, afirmando que alguém está utilizando a sua identidade de maneira indevida.
Isso pode diminuir significativamente problemas futuros já que caso esse usurpador faça empréstimos no nome do dono do CPF ou utilize para fraudes, o dono do CPF pode mostrar que um BO já tinha sido emitido e que não tem responsabilidade sobre aquilo pois é uma vítima.
Como verificar o status do CPF
A Receita Federal disponibiliza em seu site a verificação do CPF para antecedentes criminais. O Serasa, para a verificação de dívidas bancárias. Já o TRE, permite que o usuário veja como o seu CPF está em relação ao seu título de eleitor.
Esses órgãos ajudam bastante no dia-a-dia das pessoas já que informam como o seu CPF está de acordo com as maiores e mais importantes instituições do país e também com os pilares da sociedade em si.
Todos esses órgãos possuem em seus sites um passo-a-passo para verificar a situação do seu CPF e, muitos deles emitem certificados de regularidade, que podem ser solicitados por empresas ou até mesmo para pedir um visto para outro país.
Como proteger seu CPF e seus dados
A proteção de CPF e de dados é extremamente importante. Pessoas podem utilizar o CPF para solicitar cartões de crédito, fazer empréstimos e muito mais, por isso, colocar o CPF apenas em sites seguros deve ser uma prioridade para todos.
Os sites com certificado SSL são aqueles que utilizam criptografia para guardar os dados, esses sites são mais seguros quando se fala de banco de dados e, para verificar se um site possui esse certificado é simples, o usuário deve apenas fazer um duplo clique no endereço do site e verificar se ele começa com https. Outra forma de verificar se um site possui o certificado SSL é encontrar o cadeado ao lado do seu endereço web.