A equipe da Defesa Animal de Pindamonhangaba localizou, na última quinta-feira (8), um cachorro e um gato mortos em estado avançado de decomposição em uma casa na Rua dos Andradas. A ocorrência foi registrada após denúncias de vizinhos que relataram forte odor vindo do imóvel.
No local, a equipe confirmou a situação e identificou o tutor dos animais, que será multado em R$ 12 mil. A penalidade para casos de maus-tratos é de R$ 3.000 por animal, mas, em situações que envolvem morte, o valor é dobrado.
O responsável não foi encontrado durante a fiscalização. Um boletim de ocorrência foi registrado, e a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar os fatos. A Polícia Científica foi acionada para realizar a perícia no imóvel, com apoio do setor de vetores e posturas.
A médica veterinária Fernanda Mussi, da Defesa Animal, destacou a importância da ação conjunta entre os órgãos. "A união entre as entidades Defesa Animal do município, Polícia Militar Ambiental, Polícia Civil e demais setores demonstra um grande comprometimento em diminuir a negligência e o abandono em nossa cidade. Além disso, a proteção dos animais também é responsabilidade de todos. Receber denúncias da população é essencial para evitar que casos como este voltem a ocorrer", afirmou.
As denúncias de maus-tratos podem ser encaminhadas para o e-mail defesaanimal@pindamonhangaba.sp.gov.br.