A Coordenadoria da Defesa Civil de São Sebastião aplicou, aos agentes do órgão do município de Itaquaquecetuba, dois dias de treinamento sobre sobrevivência e resgate no mar. Foram 16 participantes que tiveram a oportunidade de aprimorar o conhecimento para atender famílias que moram em áreas de risco próximo ao rio Tietê.
Embora com ambientes muito diferentes, o coordenador da Defesa Civil de Itaquaquecetuba, Anderson Marchiori, destaca que a prefeitura adquiriu uma embarcação para que possam atuar junto às comunidades nessas áreas. "Por isso a necessidade de treinamento da nossa equipe para várias situações e intercorrências que possam surgir. Ele vem agregar para que os agentes possam estar preparados no nosso cotidiano. Nossa gratidão a todos".
Já o coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Waguinho Barroso, ressaltou as ações entre as duas coordenadorias com técnicas de abordagem, salvatagem, sobrevivência e resgate no mar, condução de embarcação e Atendimento Pré-Hospitalar (APH) para afogados. "Muito importante a equipe buscar uma visão diferenciada a ponto de procurar conhecimento para o trabalho que executa".
O agente civil de Itaquaquecetuba, José Delfino Gonçalves Junior, 35 anos, participar dessas atividades foi de extrema relevância para a sua atividade para conseguirem enfrentar medos e receios. "Esse terreno diferenciado nos auxiliaram para ter mais confiança nas nossas ações no dia a dia para poder resgatar mais pessoas, com mais qualidade, mais segurança tanto para os agentes quanto para as famílias".