Descarte irregular de lixo resulta em novas autuações em Pindamonhangaba

A Prefeitura destaca a importância da colaboração da população, que pode denunciar casos pelo WhatsApp (12) 3644-5600


A Prefeitura de Pindamonhangaba autuou novos casos de descarte irregular de entulho e materiais inservíveis, após denúncias encaminhadas por moradores. Com base em vídeos e fotos que identificam os infratores, os responsáveis estão sendo notificados e podem ser multados conforme a legislação municipal.
 
 
No último dia 24 de junho, uma moradora do Cidade Jardim registrou, em vídeo, o momento em que o condutor de uma caminhonete Kia K2700 descartava entulho e recicláveis em via pública. O veículo foi identificado e o proprietário recebeu o auto de infração nº 19.002. Caso não apresente justificativa no prazo de dez dias, poderá ser multado em R$ 2.610, conforme determina o artigo 211 da Lei Complementar 77/23.
 
Outro flagrante ocorreu no final de maio, quando moradores do Araretama denunciaram o descarte irregular feito por funcionários de uma empresa em área próxima a um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) do bairro. Agentes da Secretaria de Governo e Serviços Públicos foram acionados e o caso foi encaminhado ao Setor de Posturas para aplicação das sanções cabíveis.
 
Já no dia 25 de junho, uma nova denúncia enviada ao canal de WhatsApp da Prefeitura mostrou uma caminhonete despejando sucata e restos de poda na Estrada Municipal do Goiabal. A equipe responsável também iniciou o processo de autuação.
 
A Prefeitura destaca a importância da colaboração da população, que pode denunciar casos pelo WhatsApp (12) 3644-5600, Ouvidoria (aplicativo e-Ouve) ou via protocolo 1Doc. Para que a multa seja aplicada, é necessário que a imagem identifique a placa do veículo.
 
Atualmente, o município conta com 12 unidades de PEVs em funcionamento diário, inclusive aos domingos, além da coleta regular de lixo orgânico e reciclável em todos os bairros. A Prefeitura reforça que o descarte correto evita prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.