Dicas para não errar na hora de comprar carros usados em São Paulo

Muita Atenção.


Quem não tem muita experiência na compra e venda de carros usados em São Paulo, com certeza tem receios na hora de tomar uma decisão tão importante. Mas existem algumas recomendações que são válidas para evitar qualquer problema e poder curtir o carro dirigindo pelas ruas da cidade.

Para aquelas pessoas que precisam de um veículo, mas não têm o dinheiro suficiente para poder comprar um carro 0 km, comprar carros usados em São Paulo é a solução perfeita para resolver a situação. E o melhor de tudo é que, além de pagar um preço bem menor, tem a disposição no mercado uma enorme variedade de marcas, modelos, cores e valores.

É muito importante, em primeira instancia, definir qual será o uso que esse carro terá. Só com as respostas a perguntas como: quem vai viajar no carro? Será usado todos os dias? Quantas horas estará em movimento? Será usado só na cidade ou também para fazer viagens pelo Brasil?, será possível escolher o carro certo para o seu caso.

Dicas para não esquecer

Se você não for uma pessoa com experiência na compra de carros usados SP, as seguintes recomendações serão muito uteis para que você possa fazer uma compra segura e sem erros. Preste muita atenção!

  1. Orçamento: ponto fundamental na hora de decidir comprar um carro. Deve ser feito um cálculo não só do valor do carro, mas também das despesas que a posse de um carro provoca, como seguro, impostos, combustível, manutenção. Fazendo essas contas será possível você ter uma ideia do gasto real e será mais fácil poder fazer a sua escolha, visando a carros que estejam realmente dentro do seu orçamento.
  2.  
  3. Comprar em uma agencia: muitas pessoas compram diretamente com os donos, mas se você não for experiente na compra de um carro, o ideal é comprar em uma agencia, porque desse modo irá garantir que o carro funcione, que esteja em ótimo estado, que tenha os documentos completos e possa contar com um tempo de garantia, o que todas as agencias oferecem.
  4.  
  5. Analisar os documentos: peça ao vendedor todas as informações possíveis do carro que você pretende comprar. Tome nota da placa e de tudo o que você puder, para checar depois no Detran online. Desse jeito você poderá saber se o carro não sofreu um acidente e foi consertado, se tem ou não tem multas, se todos os impostos foram pagos e se a documentação não tem problemas. Só assim você terá certeza que o carro não tem nenhuma situação legal pendente.
  6.  
  7. Test - drive: é a única forma de verificar que o carro esteja em ótimas condições físicas e mecânicas. Por exemplo, indo em linha reta a 60 km/h e sem aumentar a velocidade, solte as mãos do volante e verifique que o carro continua andando em linha reta. Caso isso não acontecer, pode ter problemas com o alinhamento das rodas ou problemas na suspensão.
  8.  
  9. Preste atenção à quilometragem: os carros a venda em SP e em todas as regiões, indicam uma determinada quilometragem rodada. É muito importante checar que esse número seja verdadeiro. Para você ter uma ideia, um carro roda, em média, uns 10 a 15 mil quilômetros por ano. Faça as contas com essa média e o ano do carro e você saberá se o número pode ser verdadeiro ou não.
  10.  
  11. Se você for comprar um carro usado de forma direta com o proprietário, procure ser alguém conhecido, um amigo ou alguém de quem você possa ter referencias reais. Se não conseguir isso, na hora de conhecer o carro pessoalmente e de poder fazer o test-drive, leve uma pessoa de confiança e que entenda de mecânica, para que possa avaliar que o veículo esteja em bom estado.
  12.  
  13. Controle a ansiedade: essa adrenalina que surge na hora de querer comprar logo o carro pode representar um papel inimigo, cuidado! A ansiedade nunca vai ajudar a tomar uma boa decisão ou a decisão correta. Reflita, analise, procure o máximo de informação sobre o veículo. Respire fundo e só depois, com calma, decida a compra.