A Igreja Católica em Aparecida terá mudança no comando. O Papa Leão XIV nomeou Dom Mário Antônio da Silva como novo arcebispo da cidade nesta segunda-feira (2). Ele substitui Dom Orlando Brandes, que deixa a função após ter sua permanência prorrogada nos últimos anos.
Nascido em Itararé (SP), o religioso foi ordenado sacerdote em 1991 e construiu trajetória com atuação na região Norte e Centro-Oeste do país, incluindo passagens como bispo auxiliar em Manaus e bispo de Roraima, antes de assumir Cuiabá. Também ocupou cargo de direção na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e atualmente preside a Cáritas Brasileira.
A substituição ocorre após Dom Orlando apresentar pedido de renúncia ao então pontífice Papa Francisco ao completar 75 anos, como prevê a norma da Igreja. A missão foi estendida até agora.
Durante sua gestão, Dom Orlando esteve à frente de momentos marcantes, como as celebrações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e projetos ligados à evangelização e à preservação ambiental no complexo religioso.
Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta manhã, Dom Orlando Brandes disse: "O novo Bispo ainda não tem data marcada, precisamos sentar, precisamos ver também as dificuldades dele, mas ele tem todo o direito canônico de dois meses daqui em diante, portanto, até dia dois de maio, para então chegar aqui e tomar posse dessa arquidiocese"
Dom Orlando ainda agradeceu o tempo que esteve à frente do Santuário
"A minha avaliação desses nove anos são três: A primeira é agradecer a Nossa Senhora, Deus, que me trouxe para cá. Segundo agradecimento ao povo de Deus, eu aprendi muito com a fé do povo e assim eu também cresci com a fé desse amado povo. A terceira gratidão é porque o relacionamento meu com os redentoristas foi muito bom, positivo, eles foram muito compreensivos e eu quero de modo especial agradecer o padre Eduardo, reitor do Santuário, ele também me ajudou muito, sempre ao lado."
Por fim, o religioso ainda manifestou o desejo de trabalhar em hospitais do município.
"Se eu permanecer aqui, gostaria de trabalhar nos hospitais, sempre desejei isso, aqui temos vários hospitais e duas santas casas, eu gostaria de ajudar os doentes, que Jesus mais ajudou, eu gostaria de continuar essa missão."