Escolhendo a melhor TV para fazer uma compra perfeita

2020 ela pode ser sua.


Há no mercado atual uma oferta impressionante de marcas e modelos de TVs. As diversas publicidades podem até confundir as qualidades de cada uma delas, deixando o usuário sem saber como escolher a TV ideal. Sendo uma dos protagonistas do lar, a TV deve ser muito bem escolhida na hora da compra.

Quando as pessoas procuram uma nova TV, a primeira coisa que desejam é comprar uma TV grande, daquelas com tela enorme para transformar a sala ou o quarto em um autêntico cinema. Contudo, é necessário ter cuidado e prestar muita atenção, porque cada fabricante estabelece os seus próprios critérios e estes nem sempre são os ideais para o comprador.

A mesma coisa acontece quanto ao tipo de TV: convencional ou uma Smart TV? Na verdade, há de se ter muito cuidado, pois a escolha deve ser muito bem analisada antes e sempre de acordo ao local da casa onde será instalada, a iluminação do ambiente e que uso terá este aparelho eletrônico.

Dicas para fazer uma boa compra

  • Resolução 4K: para muitas pessoas pode não ser tão importante porque, é verdade, diferenciar 4K de Full HD vai depender do sinal da programação de cada emissora. Se o canal de TV não fizer programas em 4K, ter uma TV com essa resolução não vai fazer diferença. 
  • Porém, nos próximos anos a situação irá mudando e haverá cada vez mais programas sendo gravados em 4K. Por isso, é importante estar preparado. Se não tiver reparos quanto ao seu orçamento, vale a pena comprar uma TV com resolução 4K. 
  • A importância do tamanho: sendo razoável, vale comprar uma TV grande, se você puder investir nisso. Logicamente, vai depender do espaço que você tiver em casa, o seja, se a sua sala for grande, pois é necessário manter uma distância determinada entre o aparelho e o espectador. 
  • Existe uma regra que indica a distância ideal quanto ao tamanho: você deve multiplicar a diagonal da TV que pretende comprar por 1.6. O resultado será um ângulo de visão de 30°. Assim, comprando uma TV de 50 polegadas, você deverá se situar a uns 2 metros de distância e com uma TV de 65 polegadas, a 3 metros.

É claro que tudo vai depender do gosto pessoal e do uso, se será para assistir novelas, filme ou esportes, ou se será para jogar videogames.

  • OLED, LED, QLED: tecnologia que ainda confunde aos compradores de TVs. As TVs LED possuem mais brilho e são ideais para ambientes iluminados, mas não têm boa qualidade de imagem assistindo desde uma lateral. 
  • As TVs OLED têm menos brilho, mas as cores são mais vivas e os negros mais fortes. Esse tipo de TV é ideal para assistir filmes sem luz ambiente ou para ver programas de esportes.

As TVs QLED possuem uma tecnologia entre as LED e as OLED.

 

  • HDMI: é importante que a nova TV possua diversas entradas HDMI, pois são nelas que você conectará modem, console de videogame e outros dispositivos que precise conectar para jogar, assistir vídeos ou ver fotos direto do computador. Também as entradas USB são importantes para conectar pendrives. 
  • Muito importante: se você tiver um Playstation PS4 Pro ou um Xbox One X, precisará de cabos e entradas HDMI 2.0.
  • Som: nas TVs atuais, por serem tão finas, os alto falantes não são muito bons. Se quiser obter um som de cinema, vale a pena investir em um Home Theater ou alto falantes externos. 
  • Conexão à internet: as TVs da atualidade se conectam através de cabo ou WiFi. Isso permite conectar a Youtube e redes sociais, bem como a plataformas como Netflix, Globo Play, etc. O ideal, para não perder a qualidade, é conexão via modem, a cabo.
  • Por último, comprar o último modelo, o lançamento no mercado, nem sempre é a melhor escolha. A tecnologia nas TVs não avança como nos smartphones ou computadores, por exemplo. Geralmente as mudanças importantes acontecem a cada três ou quatro anos. 

Por isso, comprar hoje um modelo de 2018, por exemplo, não é nenhuma loucura. Mas mesmo assim, é bom prestar sempre muita atenção, porque comprar uma oferta que parece muito barata pode esconder um aparelho que em poucos meses esteja aquém das novas TVs.