A estátua de Padre José de Anchieta voltou a ocupar seu espaço na orla da Avenida Iperoig, no Centro de Ubatuba, na segunda-feira (8), após processo de restauração conduzido pela equipe de manutenção da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) e pelo artista plástico Tiano Mendes, com apoio de comerciantes locais.
Os trabalhos incluíram limpeza, pintura e recomposição do braço da imagem, que havia sido danificado em decorrência de vandalismo. A conclusão da restauração está prevista para esta terça-feira (9), após os últimos ajustes no local.
O artista Tiano Mendes já realizou outras revitalizações de patrimônio cultural em parceria com a Fundart, como o monumento "Zé Capão", na rotatória de acesso à cidade, e a estátua de São Pedro pescador, no mirante do Morro da Prainha.
"Toda a pintura foi feita com base em fotos antigas, para tentar chegar o mais próximo possível da pintura original. Antes, haviam coberto toda a pintura com massa, e desta vez tivemos o cuidado de tentar retornar ao aspecto original", explicou Tiano, destacando que a recolocação do braço, com vergalhões de ferro e massa, foi realizada pela equipe de manutenção da Fundação.
Instalada em 1997, em homenagem aos 400 anos da morte de Anchieta, a estátua representa o padre jesuíta escrevendo o "Poema à Virgem Maria", em latim, nas areias da Praia de Iperoig, em 1563.
Padre José de Anchieta tem papel histórico central em Ubatuba, especialmente por sua atuação na região durante o período colonial e por sua produção literária, considerada parte fundamental do patrimônio cultural brasileiro.