Exposição "Nos Braços do Violeiro" segue aberta até quinta-feira (27) na Biblioteca Municipal de São Luiz do Paraitinga

Mostra reúne originais da HQ "A Viola Encarnada" e permanece aberta ao público com entrada gratuita até quinta-feira (27).


O público de São Luiz do Paraitinga e região tem até esta quinta-feira (27) para visitar gratuitamente a exposição "Nos Braços do Violeiro", do artista visual e músico Yuri Garfunkel, instalada na Biblioteca Municipal da cidade. A mostra pode ser visitada das 8h às 17h, com entrada gratuita.

 

A exposição reúne as páginas originais da HQ "A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos", romance gráfico inspirado em mais de 80 canções do repertório caipira. Além dos quadros e artes finais, os visitantes podem conferir pastas de rascunhos e materiais de criação. A curadoria é do art advisor João Carlos Villela, e a mostra concorre ao Prêmio HQ MIX 2025 na categoria Melhor Exposição.

A abertura ocorreu em 1º de novembro, durante a 23ª edição da Festa do Saci - A Peleja do Saci com o Fantasma da IA, com apresentação musical de Yuri Garfunkel e Lula Fidalgo, interpretando canções presentes na obra e composições autorais.

Garfunkel destaca a conexão da cidade com a cultura popular paulista. "São Luiz do Paraitinga tem identidade forte e preserva a cultura caipira. Estar na Biblioteca torna tudo ainda mais especial, porque celebramos o livro e a cultura popular no lugar ideal", afirma.

A bibliotecária Mayara Ferreira reforça que a gestão tem priorizado a democratização do espaço. "Buscamos parcerias para divulgar a cultura nacional. A vinda do Yuri dialoga não só com a Festa do Saci, mas também com nossa militância pela valorização dos instrumentos tradicionais como a viola", diz.

Da HQ para o público

Publicada originalmente em 2019, com apoio do ProAC, a HQ "A Viola Encarnada" se inspira em narrativas tradicionais da música caipira, tendo o personagem Chico Mineiro como eixo central. A obra já recebeu indicação ao HQ MIX em 2020 e, em 2024, foi revisada e relançada pela Z Edições, agora incluindo QR Codes para que os leitores possam ouvir as músicas citadas.

A mostra dos originais circulou por diversas cidades paulistas ao longo de 2024 e 2025 por meio do ProAC Circulação, passando por Bragança Paulista, São José dos Campos, Campinas, Botucatu, Pardinho e São Luiz do Paraitinga. Também esteve em São Paulo e voltou ao interior, acumulando público e destaque. A exposição, novamente, está entre as concorrentes ao Prêmio HQ MIX 2025.

Acessibilidade e imersão

Como parte da experiência, a visitação disponibiliza áudios das mais de 80 músicas que inspiraram a HQ, além de recursos de acessibilidade como audiodescrição e textos em braile. "É uma exposição que une arte contemporânea, quadrinhos e música caipira. Em cada cidade, queremos dialogar e aprender com os agentes culturais locais", afirma o curador João Carlos Villela.

A visita é gratuita e aberta ao público até quinta-feira.