A primeira votação do conclave que definirá o sucessor do papa Francisco terminou sem consenso nesta quarta-feira (7). Às 16h (horário de Brasília), uma fumaça preta foi vista saindo pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, sinalizando que nenhum dos 133 cardeais eleitores recebeu os 89 votos necessários, dois terços do total, para ser escolhido papa.
Os cardeais se reuniram a portas fechadas na Capela Sistina pela primeira vez nesta tarde, onde prestaram juramento de sigilo e iniciaram os ritos da eleição. Como prevê o protocolo da Igreja Católica, apenas uma votação é realizada no primeiro dia do conclave. A partir desta quinta-feira (8), poderão ocorrer até quatro votações diárias: duas pela manhã e duas à tarde.
Na era moderna, nenhum papa foi eleito no primeiro dia. Bento XVI e Francisco, por exemplo, foram escolhidos após dois dias de votações.
Os próximos sinais de fumaça devem ocorrer nos seguintes horários de Brasília:
5h30 ? apenas se for branca (anúncio de novo papa)
7h
12h30 ? apenas se for branca
14h
Quando a fumaça branca surgir, indicando que um novo papa foi eleito, os sinos da Basílica de São Pedro tocarão e o nome do escolhido será anunciado em seguida.