Gerdau lança programa para startups com foco em inovação industrial

As startups interessadas devem se inscrever até o dia 16 de maio.


A Gerdau, maior produtora brasileira de aço, está com inscrições abertas para um novo programa de inovação aberta, voltado a startups interessadas em desenvolver soluções tecnológicas para a indústria. A iniciativa é realizada em parceria com o Porto Digital, um dos principais polos de inovação do país.
 
O programa busca startups que atuem com automação, segurança operacional, produtividade e inteligência de dados em tempo real. Nesta edição, dois desafios específicos estão disponíveis: um voltado ao aperfeiçoamento do rolo de arame farpado, com foco em reduzir perdas de material e retrabalho; e outro que propõe soluções para identificar cilindros pressurizados e tanques de combustível no processo de reciclagem, durante o recebimento e a trituração de sucata.
 
De acordo com Gustavo França, diretor global de TI e digital da Gerdau, a proposta é ampliar a capacidade tecnológica da empresa por meio da conexão com o ecossistema de inovação. "Temos agentes internos espalhados pela companhia, mas buscamos agregar ainda mais valor com soluções externas. O que realmente impacta é a forma como pessoas, processos e inovação se integram para entregar resultados", afirma.
 
As startups interessadas devem se inscrever até o dia 16 de maio pelo site do DOCA, hub de inovação com a expertise do Porto Digital. Os projetos serão avaliados pela área de Inovação da Gerdau, e os selecionados serão anunciados no dia 10 de junho.