Guaratinguetá tem aumento de 600% em casos de estupro de vulneráveis em 2021

Saiba como denunciar e enfrentar os casos de Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes


De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, os casos de estupro de vulnerável aumentaram mais de 600% em Guaratinguetá em 2021 .

O estupro de vulnerável consta no Artigo 217 do Código Penal, considerado como qualquer ato libidinoso, como apalpamento de órgãos genitais, ou relação sexual com crianças de 14 anos - acima de 14 anos, o estupro ocorre quando não há consentimento da vítima. A pena prevista é de 8 a 15 anos de prisão.

No primeiro trimestre, os casos notificados aumentaram em 650%, somando 15 casos de estupro de vulnerável na cidade de Guaratinguetá. No mesmo período do ano anterior, 2 casos haviam sido registrados. Em 2020, no total, foram registrados 21 casos de estupro de vulnerável no município.

Como nem todos os casos são registrados, é provável que o número de casos seja ainda maior.

As denúncias de violência sexual podem ser feitas na Delegacia da Mulher (DDM), Conselho Tutelar e pelo Disque 100 - serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

Maio Laranja

A data foi escolhida por marcar a morte de uma menina de 8 anos, em 1973, que foi estuprada e morta, e os agressores não foram punidos.A data foi escolhida por marcar a morte de uma menina de 8 anos, em 1973, que foi estuprada e morta, e os agressores não foram punidos. (Foto : Reprodução)

Dia 18 de maio, marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

Todos os anos, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guaratinguetá, Conselho Tutelar, CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) em parceria com escolas públicas e particulares e organizações da sociedade civil, promovem mobilização para convocar toda a sociedade para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes.

Com a pandemia, as atividades estão sendo feitas nas redes sociais e em atividades para as famílias, crianças e adolescentes das escolas e Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Para se informar sobre o assunto, acesse os arquivos em PFD:

"Qual a diferença entre Abuso e Exploração Sexual?" 

"Dicas para proteção a proteção de Crianças e Adolescentes"

O Faça bonito é uma ação do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, para a garantia do desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.

Para saber mais acesse: https://www.facabonito.org/.