Jovem talento de Pindamonhangaba é premiado internacionalmente e se destaca em olimpíadas, curso de astronomia e programa da NASA

Entre suas conquistas mais recentes, Arthur recebeu o prêmio ISKA 2025 (International Star Kids Awards), na categoria Memória e Q.I.. A premiação reconhece crianças com grande potencial em diversas partes do mundo.


Arthur Briguente, de 8 anos, morador de Pindamonhangaba (SP), tem se destacado nacional e internacionalmente por sua alta capacidade intelectual e pelas conquistas acumuladas em áreas como astronomia, tecnologia, idiomas e raciocínio lógico. Reconhecido como superdotado, o estudante integra atualmente a MENSA Brasil e a MENSA Internacional, organizações que reúnem pessoas com elevado quociente de inteligência (Q.I.).
 
 
Entre suas conquistas mais recentes, Arthur recebeu o prêmio ISKA 2025 (International Star Kids Awards), na categoria Memória e Q.I.. A premiação reconhece crianças com grande potencial em diversas partes do mundo.
 
Arthur também se classificou para a terceira e última fase da OBICT (Olimpíada Brasileira de Inovação e Tecnologia), competindo com alunos de todo o país em sua faixa etária. Outro destaque é a conclusão de um curso livre de Astronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), iniciativa que aprofundou ainda mais seu interesse pelo universo e pelo campo científico.
 
 
O jovem ainda integra o programa de caça-asteroides promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a NASA. A partir da análise de imagens captadas por um telescópio instalado no Havaí (EUA), Arthur identificou um asteroide, batizado de ART0002 (Daqui alguns anos, o jovem poderá nomeá-lo). O trabalho foi feito com orientação da Dra. Andressa Aragão, também membro da MENSA e responsável pela identificação de outros quatro asteroides.
 
 
Segundo a família, os sinais de altas habilidades surgiram ainda na primeira infância. Com 1 ano e 3 meses, Arthur já identificava partes do corpo. Aos 2 anos, fazia contas simples utilizando brinquedos. Aprendeu a ler ainda na educação infantil e desenvolveu o gosto por robótica quando entrou no SESI.
 
Além da dedicação ao conhecimento, Arthur também pratica esportes como judô e futebol, e nas horas livres, se diverte com jogos de construção como Lego, além de plataformas como Minecraft e Roblox.
 
O principal sonho do jovem pindamonhangabense é tornar-se engenheiro da NASA, inspirado no cientista brasileiro Ivair Gontijo, no ex engenheiro da NASA Gabe Gabrielle e no personagem fictício Tony Stark, da franquia Homem de Ferro.
 
Os pais de Arthur destacam a importância de políticas públicas e iniciativas educacionais que reconheçam e incentivem crianças com altas habilidades. Eles reforçam que a trajetória do filho evidencia a necessidade de um olhar mais atento à superdotação, ainda pouco compreendida e valorizada no Brasil.
 
A história de Arthur representa não apenas uma conquista individual, mas um exemplo do potencial intelectual que pode surgir em qualquer parte do país, desde que haja incentivo, apoio familiar e oportunidades adequadas.