Moradores de Jacareí vão receber sistema de energia solar gratuito em programa social

Projeto prevê redução de até 50% na conta de luz e começa em março.


Moradores do bairro Jardim Maria Amélia, em Jacareí, foram selecionados para receber a instalação gratuita de sistemas de geração de energia solar por meio de uma parceria entre a EDP e a Prefeitura. Ao todo, 20 famílias serão convidadas a participar da iniciativa.

A ação integra o projeto Boa Energia na Comunidade, voltado a regiões com maior vulnerabilidade social, com foco na redução do consumo de energia e melhoria da qualidade de vida. No total, 200 residências também serão beneficiadas nas cidades de Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Potim, Caçapava e Jacareí.

O sistema que será instalado inclui placas fotovoltaicas com capacidade de geração de cerca de 120 kWh por mês, microinversor e outros equipamentos necessários para o funcionamento. As instalações devem começar em março e seguir até abril.

A expectativa é de redução aproximada de 50% no consumo de energia elétrica das famílias atendidas. Além disso, lâmpadas antigas serão substituídas por modelos de LED, que consomem menos energia.

Segundo o gestor da EDP, Roberto Miranda, a iniciativa busca ampliar o acesso à energia limpa e melhorar as condições de vida das comunidades atendidas.

Já o secretário de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Jacareí, Rogério Costa Manso, afirmou que investir em energia renovável contribui para o desenvolvimento da cidade, com mais economia e oportunidades para a população.