Museu Roberto Lee recebe o restauro do Studebaker President 1957 em noite de celebração em Caçapava

O evento reuniu entusiastas do antigomobilismo, autoridades e admiradores da história automotiva, destacando a importância do museu na preservação do patrimônio cultural brasileiro.


Em uma noite marcada por emoção e grande expectativa, o Museu Roberto Lee, localizado em Caçapava (SP), celebrou a chegada do icônico Studebaker President 1957, recentemente restaurado. O evento reuniu colecionadores, entusiastas do antigomobilismo e autoridades locais, reforçando a importância histórica e cultural do acervo automotivo do museu, considerado um dos mais importantes do Brasil.

O Studebaker President 1957, símbolo da sofisticação e da engenharia americana da década de 1950, passou por um criterioso processo de restauração, que resgatou fielmente as características originais do veículo. A recuperação do automóvel envolveu meses de trabalho minucioso, desde a recuperação da carroceria e motor até o acabamento interno e detalhes estéticos.

Segundo o diretor do Museu Roberto Lee, Vitor Tadeu, a restauração do modelo não só devolve o esplendor ao Studebaker, como também valoriza a memória do fundador do museu, Roberto Lee, pioneiro no colecionismo de carros antigos no Brasil e referência internacional no segmento.

"A chegada deste veículo restaurado representa um momento de extrema importância para nós, pois reafirma nosso compromisso com a preservação da história do automóvel e com a valorização da cultura do antigomobilismo", destacou a direção do museu durante a cerimônia.

O Museu Roberto Lee abriga atualmente alguns dos veículos clássicos do país, atraindo turistas, pesquisadores e admiradores de todas as regiões. A entrega oficial do Studebaker President 1957, agora restaurado, fortalece ainda mais a posição do espaço como referência nacional e internacional no setor.

O público interessado poderá visitar o museu e conferir de perto essa relíquia, que se junta a outros exemplares raros e históricos que compõem o acervo permanente da instituição.

Sobre o Museu

O Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas começou em 1963, na rua Tuiuti, em São Paulo. Ainda nesse ano, foi considerado de utilidade pública pelo governo estadual, e seu fundador, Roberto Lee, se tornou o primeiro colecionador a criar um museu brasileiro de antiguidades mecânicas aberto ao público.

Em 1964, o acervo cresceu e foi transferido para Caçapava, no Vale do Paraíba, em um galpão de 800 m² na Fazenda Esperança, da família Matarazzo. Lá, ficaram expostos diversos veículos, motores, miniaturas e documentos, atraindo cerca de 250 visitantes por semana. Roberto Lee cuidava pessoalmente dos carros, mesmo com compromissos em São Paulo e no exterior.

Após sua morte, em 1975, o museu ficou sob os cuidados de seu pai, Fernando Lee, permanecendo na Fazenda. Em 1982, o acervo foi tombado pelo CONDEPHAAT para garantir sua preservação.

Com a morte de Fernando Lee, em 1993, o museu foi fechado e parte do acervo se perdeu: alguns veículos foram devolvidos aos donos, enquanto outros ficaram abandonados, sofrendo com o tempo, vandalismo e furtos.

Em 2009, começaram negociações para doar o acervo a Caçapava. Em 2011, o município assumiu a coleção, transferindo-a para o Centro Educacional, Cultural e Esportivo José Francisco Natali, onde está até hoje.

A importância da coleção para a cidade foi reconhecida oficialmente: em 2016, Caçapava foi declarada Capital Nacional do Antigomobilismo, pela Lei nº 13.244.